domingo, 25 de abril de 2010

Revistas em Quadrinhos, quem nunca colecionou!



O que leva alguém, a colecionar revistas em quadrinhos? O que profissionais de sucesso das mais variadas áreas, após atingirem os limites do sucesso profissional e financeiro, passam a dedicar parte dos seus valioso "tempo" a completarem coleções de revistas em quadrinhos?
Bem, vou tentar responder por mim, que ainda não atingi estes limites, mas que a situação "melhorou" muito desde os idos de 1972 (Vitória-ES):
1 - Não tinha dinheiro para compra!
Com sete anos de idade, o dinheirinho que meu pai me dava era suficiente apenas para um lanche na escola.
2 - O Jornaleiro (dono da banca que fazia parte do meu trajeto para ir e vir a escola), parecia conhecer todos os livros e teorias de Marketing que estudamos hoje -Fidelização de clientes, conhecimento dos produtos que negocia etc...:
a) Ele me deixava ler os principais lançamentos enquanto ele ia fazer um pequeno lanche na padaria da esquina, ou ia ao banheiro;
b) Me vendia "financiado", para pagar com o dinheiro do lanche;
c) Ele lia as revistas e me fazia um breve resumo das estórias publicadas;
d) E não fazia isto só comigo, pois tinha o Beto, O Alfredo, o Adelimar, o Mackson, que imagino hoje sejam também colecionadores;
e) Nos incentivava a trocar os exemplares já lidos por novos, na base de dois por um (aí o sistema capitalista entrou em cena).
Junte tudo isto as edições primorosas da EBAL - Editora Brasil América. Nós ficavamos fascinados!
Como todos sabem é díficil manter as edições que você comprou quando criança, pois se a chuva não levou, a mãe e outros, não tão amantes dos quadrinhos, fizeram de tudo para te livrar daquele monte de papel inútil, que hoje você sabe valer uma pequena fortuna.
Aí você terminou a Faculdade, foi trabalhar, namorou casou, vieram os filhos, e de quebra está sobrando um dinheirinho, resolve reviver este período nostálgico! Resolve refazer todas suas coleções de quadrinhos, daquela época, e tudo o mais que aparece, e que lhe agrade.
Quando você percebe está com mais de 15.000 exemplares e tornou-se um grande colecionador.
Aí resolve fazer parte de comunidades de colecionadores, cria blogs e ajuda outros colecionadores a completar suas coleções.
E isto tudo te torna feliz!!!!
E você resolve sonhar que é preciso criar um Museu dos Gibis, ainda que virtual, mas sonhando com o físico para expor suas coleções e a História das histórias em quadrinhos.
Este é o primeiro Post, espero que me ajudem na sua manutenção.
Ranieri - Museu dos Gibis

Nenhum comentário:

Postar um comentário