quinta-feira, 6 de maio de 2010

Banda Desenhada




Hoje me deparei com um exemplar da revista portuguesa "O Mosquito" V série. Para quem não sabe a revista o Mosquito durou 17 anos e 1.412 números ( a primeira série). Ocorreram várias tentativas de ressuscitar a série, que não foram muito adiante.
Raul Correia seu primeiro e último diretor, em uma entrevista a A. Dias de Deus (Revista O Mosquito nº 01 V série), responde a uma de suas perguntas, referente a queda de vendas a partir de 1949. "Mas foi principalmente por causa das revistas brasileiras, que inundavam tudo, com um português péssimo".
Deixando de lado o comentário de Raul Correia, a contribuição que a revista deu para o desenvolvimento da Banda Desenhada Portuguesa foi muito significativo. Em suas páginas surgiram E.T Coelho (seu traço lembra muito o Harold Foster), nosso inesquecivel Jayme Cortez, e muitos outros artistas. Publicou também material de várias nacionalidades.
O mais importante é que a revista marcou época e deu "cria" a várias outras revistas.
Vejam capas de revistas portuguesas de Banda Desenhada (quer dizer revista em quadrinhos).
Ainda é fácil encontrar em sebos e sites especializados em quadrinhos várias edições destas revistas. Fico devendo capas da revista O Mosquito. Fica para a próxima postagem.
Ranieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário