sábado, 24 de julho de 2010

Wagner Augusto - CLUQ - Ken Parker!






O lema do Blog Museu dos Gibis, desde seu início foi: "Curiosidades sobre o mundo das Histórias em Quadrinhos, seus artistas, suas obras e principalmente a figura mais importante neste conjunto, O colecionador/Admirador das HQ's."
Tudo começou a cerca de um mês. Todos sabem que sou admirador confesso do personagem Ken Parker, daqueles que tem duas coleções, uma para ler e outra "intocável", e que ainda adquire outras para atender a amigos colecionadores e presentear (em duas oportunidades ofereci de presente os primeiros exemplares e fiz mais dois admiradores/colecionadores do herói).
Sempre troco correspondências com outros colecionadores e admiradores do herói, e acabamos cheios de dúvidas e perguntas que nenhum participante do grupo consegue responder.
Me prontifiquei a repassar ao Wagner Augusto do CLUQ - Clube dos Quadrinhos (é muito gratificante ter associado ao seu nome uma obra que você desenvolve).
O Wagner conseguiu isto pela sua atuação, dedicação, ética, participação (todas as pessoas com quem mantenho contato do mundo dos quadrinhos, são só admiração pelo Wagner Augusto).Para quem não sabe quem é: Jornalista/Pesquisador/Editor/colecionador/Defensor dos quadrinhos).
Repassei as dúvidas ao Wagner e como não poderia deixar de ser ele me respondeu, e ainda me forneceu do seu acervo uma foto para ilustrarmos a postagem. A Foto merece uma postagem especial, pois o local onde foi tirada e as pessoas que ali estão são todos "especiais". Vou publicar a foto, mas conto a história depois, pois o Wagner me forneceu dicas e ainda não conclui a pesquisa.
Ao Wagner Augusto meus sinceros agradecimentos por autorizar a publicação.
Vejam nossa troca de correspondências e esclareçam suas dúvidas:

Prezado Sr. Ranieri de Andrade,
atendendo sua gentil solicitação, estou lhe respondendo abaixo ao questionário enviado. Espero que seja de seu agrado.

1 - HÁ A POSSIBILIDADE DE REEDIÇÃO DAS EDIÇÕES ESGOTADAS?
Após 10 anos de publicação da Coleção Ken Parker, apesar de sua tiragem limitada, somente 50%, dos 59 volumes, da Coleção estão esgotados. No momento não vejo possibilidades de republicação.

2 - AS QUATRO EDIÇÕES DA SBE, QUE AINDA NÃO FORAM PUBLICADAS NO BRASIL, ESTÃO NOS PLANOS DO CLUQ PARA PUBLICAÇÕES?

A publicação, no Brasil, de todas as edições da série Ken Parker são de nosso interesse. Seja através do CLUQ (Clube dos Quadrinhos) ou de outras editoras.


3 - AS ÚLTIMAS EDIÇÕES PUBLICADAS PELO CLUQ EM CORES, FICARAM SUBLIMES! COMO ESTÁ SENDO PUBLICADO ATUALMENTE NO BRASIL O TEX EM CORÊS, NÃO SERIA POSSÍVEL REPUBLICAR TAMBÉM O KEN PARKER EM CORÊS (TODA A COLEÇÃO) ? SERIA UM FEITO INÉDITO PARA O PERSONAGEM, POIS FORA ALGUMAS EDIÇÕES PUBLICADAS NA ITÁLIA E PORTUGAL E AS ÚLTIMAS DO CLUQ, NÃO TEMOS MAIS NADA DO HERÓI EM CORÊS.

São poucas as edições coloridas da série Ken Parker. Mesmo na Itália poucas foram as histórias da série que receberam tratamento de cores. Os próprios autores, em particular o desenhista Ivo Milazzo, já manifestaram pouco entusiasmo em ver sua obra publicada a cores, justificando que a mesma foi criada originalmente para impressão monocromática.

4 - EM UMA DAS DISCUSSÕES LEVANTEI O PROBLEMA DA PUBLICAÇÃO DA 1ª EDIÇÃO AINDA TER EXEMPLARES A VENDA, EM DECORRÊNCIA DO HERÓI TER SEGUIDORES FIÉIS, MAS NÃO O SUFICIENTE PARA ESGOTAREM UMA EDIÇÃO COM 500 EXEMPLARES, AÍ SURGIRAM ALGUMAS IDÉIAS QUE ACHEI BASTANTE INTERESSANTE, E QUE JÁ ESTÁ ACONTECENDO NA FRANÇA, EM QUE OS LEITORES FINANCIAM AS PUBLICAÇÕES DE EDIÇÕES DE REVISTAS EM QUADRINHOS.ACHEI PERFEITA PARA O CASO DO KEN PARKER.INCLUSIVE SE VOCÊ ACHAR A IDÉIA VIÁVEL, POSSO INICIAR UMA LISTA DE INTERESSE. OU SEJA O EDITOR RECEBE ANTES OS VALORES DA EDIÇÕES A SEREM PUBLICADAS.
A principio pode parecer uma boa idéia, mas merece um estudo mais detalhado e uma consulta jurídica.

5 - UM DOS LEITORES, LEVANTOU O TEMA DO DIREITO DE PUBLICAÇÃO NÃO PERTENCER AO CLUQ, MAS A PANINI. PERGUNTO É VERDADE?
Todos os volumes (Minissérie, Álbum, Coleção e Série) publicados no Brasil, pela Tendência/Tapejara/CLUQ, foram negociados e posteriormente autorizados, suas publicações diretamente pelos seus autores (Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo), únicos detentores dos direitos autorais do personagem e da obra. Até o presente momento não tenho a informação que os direitos de publicação, no Brasil, sejam da Panini. Também fui o responsável, como agente dos autores, pela negociação das publicações nas Editoras Ensaio, Mithos e Ophera Gráfica.

PARA ENCERRAR, ME PROPONHO A FINANCIAR PARTE DO CUSTO DA EMPREITADA (ASSUMINDO RISCO DE ENCALHE DE VENDAS E ETC....). TENHO RESERVAS, E SEMPRE TIVE UM ENORME DESEJO DE PARTICIPAR DE UM PROJETO ASSIM.
Agradeço, imensamente, sua disponibilidade e quem sabe, futuramente, possamos conversar a respeito.

Agradeço sua atenção.

Atenciosamente,

Wagner Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário