domingo, 31 de outubro de 2010

Garra Cinzenta e o Reprint! O que é isto?

Em minhas buscas por exemplares de revistas em quadrinhos, as vezes me deparo com algumas dificuldades. Vejam esta:
Nos últimos meses tenho tentado em vão conseguir um exemplar da revista Seleções da Quadrix nº 03 de 1988( Worney Almeida de Souza). Meu objetivo é resgatar os 100 capítulos do personagem GarraCinzenta de Renato Silva e Francisco Armond - vejam matéria na Mundo dos Super Heróis nº 09, que Francisco Armond na verdade era Helena Ferraz.
O Garra Cinzenta é considerado um dos primeiros personagens de Terror dos quadrinhos brasileiros - surgiu em 1937 no suplemento A Gazetinha da Gazeta de São Paulo (há uma excelente postagem no blog http://www.estudiorafelipe.blogspot.com/) visitem!
Já tinha os primeiros 51 capítulos que foram publicados no Almanaque do Gibi Nostalgia nº 6 da RGE.
Continuando a aventura, vasculhei todos os sites de venda de quadrinhos, enviei emails para alguns amigos e nada de encontrar o exemplar 3 da seleções da Quadrix!
Encontrei a história disponível para "baixar" em arquivo, e também uma nova forma de publicação, que já tinha tido contato em "feiras", mas que sempre tive dúvidas, quando a sua legalidade, chamada REPRINT.
Reprint é uma palavra em inglês que quer dizer "reimpressão".
Reimpressão subtende-se imprimir novamente, como tem feito a editora Abril com seu Pato Donald nº 01, e a RGE fez com algumas de suas principais revistas da década de 50 (Fantasma, Mandrake, Cavaleiro Negro, Ferdinando etc...). A pergunta é: há pagamentos de direitos de licenciamento destas reimpressões?
Estive com um exemplar que vou reproduzir aqui apenas a capa, de uma qualidade ímpar de impressão, tanto o papel, quanto cores, formato etc... Tenho visto também anúncios de REPRINT'S Tarzan, e outras revistas raras de quadrinhos.
Sei que alguns personagens, após anos de sua existência tornam-se de direito público, poderia ser o caso do Garra Cinzenta e de Tarzan, mas fiquei com a sensação de que ao comprar o exemplar, estaria fazendo a mesma coisa que comprar algo "pirateado".
Há um mercado comprador (quem não quer ter em sua estante um exemplar em perfeito estado de conservação de uma revista de 1937?). A pergunta é: Isto é legal?
Me respondam se puderem! E vejam editores,que oportunidade de negócio, a republicação de coleções raras esgotadas? As editoras, podem começar a explorar este filão, com tem feito a PANINI com a turma da Mônica.
De qualquer forma se alguém aí tiver a Seleções da Quadrix nº 03, e quiser negociar me avise, pois ainda não estou seguro o suficiente para comprar reimpressões que não sejam lançadas por Editoras.
E também se tiverem embasamento legal para as reimpressões, me avisem!



2 comentários:

  1. Oi: Eu gostei da menção honrosa ao meu blog, viu?
    Realmente, acho que o Garra Cinzenta deveria ser republicado no Brasil. Pelo menos para o personagem se tornar mais conhecido!
    Eu tenho conhecimemnto de um brasileiro que possui um exemplar da Seleções da Quadrix: o paraibano Emir Ribeiro, o criador da Velta. Talvez deva entrar em contato com ele: emir.ribeiro@gmail.com.
    Ah: eu já falei do seu blog no meu blog: http://estudiorafelipe.blogspot.com/.

    ResponderExcluir
  2. Felipe grato pela dica! O Wagner Augusto do CLUQ, leu o post e conseguiu um exemplar da Seleções da Quadrix. E quanto ao Emir Ribeiro, eu também sou paraibano! Um grande abraço e continue com seu blog, pois estou sempre lendo-o.

    ResponderExcluir