sábado, 23 de outubro de 2010

KUNG FU!

Revistas em quadrinhos também é nostalgia!
Em setembro de 1974 quando a revista Kung Fu da Ebal foi lançada, eu morava no estado do Espiríto Santo, o Bairro chamava-se Jardim América, e o munícipio era Cariacica. Tinha 10 anos, e naquela época, não sabíamos o que era violência, a não ser quando íamos as matinês do cinema que existia no bairro para assistir filmes de Kung Fu. Os filmes que faziam sucesso com a criançada eram de artes marciais (Operação Dragão, e muitos outros que não me lembro mais dos título, e nosso herói máximo era o Bruce Lee!).
Acabava o filme, e na saída estávamos eufóricos, tentando aplicar os golpes que assistíamos, nos amigos de todo dia.
Fabricávamos Nunchaku (arma de artes marciais), com cabos de vassouras. Era uma "farra", mas nunca matamos ninguém, e do grupo mais chegado que ia aos filmes, só deu gente do "bem". (Professor Alfredo Gonçalves Cunha - Físico e pesquisador da UFES, o irmão Alberto Gonçalves Cunha - Engenheiro, Adelimar Roberto de Almeida - grande admirador do Ken Parker e comandante da PM no E.S, Mackson, assim como seu pai Dentista, e Ranieri este humilde blogueiro nas horas vagas, além contador e professor. Era um tempo calmo (porquê será que o passado sempre é mais calmo, e menos violento?).
Deixando de lado a nostalgia,  A Ebal aproveitou a onda e lançou a revista. Foram 56 edições, sendo que no inicio da revista, além de personagens da Marvel (Shang-Chi), tivemos histórias escritas pelo Hélio do Soveral e desenhadas por artistas brasileiros (Carlos Chagas, Jose Menezes, Orestes Oliveira Filho, Roberto Santos Azevedo, Claúdio cunha de Almeida, Márcio Costa etc...). O personagem tinha no nome o título da revista. No exemplar 15 por exemplo, temos uma história do Richard Dragon, desenhada pelo lendário Jack Kirby. Tivemos também Jose Ortiz em belas histórias do Corvo.
Em cada edição vinha reportagens sobre filmes e notícias do mundo das artes marciais.
Marcou época revista e deixou capas do Antônio Euzebio, Cidade , que eram verdadeira obras de arte.
















Curtam algumas!

Um comentário:

  1. Pesquisando na net achei seu comentário grande Ranieri, muitas e boas lembranças de nosso passado sem as facilidades da nova era e sem seus problemas também. Onde esteja viva em paz com saúde para você e toda sua família. Continuo aqui no estado agora já aposentado e sempre lembrando de nossa infância sem violência e com muitos gibis. Um abraço Adelimar

    ResponderExcluir