segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Storia Del West, Epopéia Tri, Estória do Oeste!

Muito já se escreveu sobre a obra máxima de Gino D'Antonio, mas nunca é demais falar sobre o que é bom, e dar também umas dicas para os novos leitores/colecionadores.
Na Itália foram publicadas duas edições, uma com 73 exemplares e uma segunda com 75 (os dois capítulos foram inseridos no início da saga, pois o Gino entendeu que este período não havia sido bem explorado).
No Brasil a EBAL (sempre ela!) iniciou sua publicação em Novembro de 1970 e estendeu-se até Outubro de 1987. Inicialmente era trimestral, daí o título Epopéia-TRI, a partir do número 46 passou a ser mensal. Alguns números da Ebal tiveram segunda edição, pois esgotararam-se.
A Record fez uma segunda tentativa de publicação que acabou na edição 47 com o cancelamento da revista.
Todos os episódios foram escritos por Gino D'Antônio, os desenhos ficaram a cargo do próprio Gino e outros não menos talentosos artistas como Renato Polese, Giorgio Trevisan, Luis Bermejo e outros.
Percebe-se na leitura uma profunda pesquisa da história americana neste período. Inclusive em alguns exemplares publicados pela EBAL, além das contracapas com a galeria do faroeste, tivemos também curiosidades e descrições sobre os meios de vida e sobrevivência dos povos na época.
Considero a série um divisor de águas, na forma como eram tratados as histórias de faroeste publicadas na época, que só foi superada com a criação do Ken Parker do Berardi e Milazzo.
Para novos leitores que não conseguiram acompanhar a série, não vou fazer resumo das histórias, pois já li a coleção várias vezes e a cada leitura, encontro algo diferente, seja no episódio, seja nos desenhos...
É uma coleção fácil de montar, seja pelo preço dos exemplares ofertados nos sites de venda, e também pela quantidade das tiragens impressas pela EBAL (os exemplares esgotados tiveram segunda edição).
Algumas edições já não são encontradas com tanta facilidade (a edição 19 e 73 são duas delas).
Aproveitem as dicas e iniciem suas coleções e enquanto isto curtam as capas!

















Outra coisa o título do primeiro episódio (em português) é "Rumo ao Desconhecido" e o último "O Fim do Caminho". Gostaria muito que o último episódio do Ken Parker tivesse acabado assim, não atrás das grades, como encontra-se hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário