sábado, 6 de novembro de 2010

Semanário Mundo Infantil da Editora Vecchi! Rarissimo!

Hoje consegui um tempo e fui visitar e porque não dizer encontrar a turma de colecionadores e negociantes de revistas em quadrinhos na Praça 15 (Rio de Janeiro). Meu amigo Sebastião, havia combinado comigo, me fazer a entrega de alguns exemplares da revista Eureka da Editora Vecchi (novinhos, mas pena que encadernados).
Nestas oportunidades levo sempre comigo uns 100 exemplares de itens, para troca ou venda. Levei alguns exemplares da década de 60 e 70. Após fechar a compra com Sebastião e já sabendo que ele não poderia ficar hoje na feira, pois teria que levar seu filho para fazer a prova do ENEM, ele me ofereceu seu espaço para expor minhas revistas. Gostei da ideia até para escrever a experiência para o Blog.
Cheguei cedo na feira, aproximadamente 8:00 horas, peguei as revistas e paguei. Espalhei as minhas revistas na banca (neste momento descobri como o Marcos de Moraes da Gibimania (Imperius Rex no mercado livre), sempre chega primeiro, nas feiras e sebos da cidade.Um vizinho do ponto do Sebastião sacou o celular e legou para ele informando os títulos dos exemplares expostos. Marcos a rede de informantes é boa, vou copiar também! E aí começaram a chegar os amigos André (do  SEBODABIDI mercado livre), o Pedro e outros que costumam também chegar cedo na feira. As vendas explodiram! Coloquei como preço dos itens R$ 20,00 qualquer exemplar, e em duas horas já tinha vendido mais de 30 exemplares, e comecei a ficar preocupado, pois como as vendas são feitas em dinheiro, me senti um "pato", pronto para ser "depenado". Como não estou habituado a ficar em lugares públicos com valores em espécie, fui tomado de um pânico, e só pensava em recolher as revistas, e sair do local. Fui me acalmando, pois foram chegando outros vendedores amigos do Sebastião e passaram a me fazer companhia.
As 11:20 horas recolhi as revistas e encerrei a experiência, já com mais de R$ 800,00 (mesmo tendo concedido descontos para quem comprou mais de 10 itens).
Fiquei imaginando se chego lá com revistas da década de 40 e 50!
Entre uma venda e outra, vão surgindo as conversas tipo, que item você NÃO tem na sua coleção? Quantas revistas você tem? Qual seu personagem preferido?
Em uma das conversas, surgiu a O Semanário Mundo Infantil da Editora Vecchi, para quem não sabe umas das primeiras publicações em quadrinhos do Brasil. que foi lançada em 25 de Outubro de 1929- saia aos sábados. Era em formato tabloíde com 12 páginas, sendo 4 coloridas. Durou menos de um ano, não sei exatamente quantos exemplares. Publicava os personagens Pafúncio e Marocas, Gato Félix, Os Sobrinhos do Capitão e outros (com outros nomes e claro!). O semanário só passou a ser reconhecido pelos colecionadores a partir de uma carta de um estudioso de quadrinhos e leitor da revista Eureka chamado José Casado Silva. Confesso que até a época da sua carta não tinha conhecimento do semanário. A partir desta data tentei de muitas formas, conseguir pelo menos um dos exemplares, e até hoje continuo tentando.
Só tive acesso a parte do material publicado, quando no exemplar 10 da revista Eureka da própria Vecchi foi publicado um pequeno histórico da editora e reproduzido o exemplar número 01 do semanário.
Imagino que se existe a coleção completa do semanário nas mãos de algum colecionador, seja uma coleções/revistas mais raras do país.




Se querem ter acesso ao material publicado no exemplar 01, adquiram o exemplar 10 da revista Eureka.E se conseguirem alguns dos exemplares, guardem no cofre, porquê vale dinheiro!

2 comentários:

  1. Bom dia,gostaria de saber o endereço do Marcos de Moraes da Gibimania. Atenciosamente Fernando Tejo

    ResponderExcluir
  2. Fernando seguem seus telefones! 21-9818-8408 e 21-3351-2760

    ResponderExcluir