domingo, 9 de outubro de 2011

A Revista mais rara do Maurício de Sousa!

Há tempos não aparecia na feira da praça 15 no Rio de Janeiro! Este sábado resolvi dar uma passada após uma ausência de 3 semanas!
Dizem que tenho sorte, pois sempre que apareço, alguns dos nossos fornecedores estão cheios de novidades a preços interessantes. Neste mundo de gibis, existe um sistema de informações que merece estudo de caso, pois em questão de segundos todos sabem das novidades, e a banca deste fornecedor, virou uma praça de guerra. Teve turista tirando fotos sem entender o que ocorria!
Apesar de ter chegado cedo só consegui encontrar uns poucos exemplares de meu interesse, e entre eles um exemplar de Bidu da Editora Continental. Não está em bom estado, mas mesmo assim adquiri.
O mais incrível é que vários colecionadores "passaram" pela revista e não perceberam a raridade do exemplar. O mesmo aconteceu com um exemplar da revista Marvel Magazine nº 2 e capitão Marvel Magazine nº 4. Fiz um pacote com umas 15 revistas, paguei e voltei para meu grupo de amigos de sempre!
Cada um comentando o que tinha encontrado. Até edições da GEP (Capitão Marvel) tinha o lote!
Importante é que todos saíram felizes!
A má notícia é que perdemos um amigo, que todos os sábados estava lá participando dos grupos de discussões e compras! O mundo dos gibis ficou triste!
Mas voltando ao Bidu, e ao título da postagem, a revista Bidu foi a primeira revista publicada do império que é hoje a Turma da Mônica do Maurício de Sousa. Publicadas entre 1960 e 1961, pela Editora Continental teve apenas 8 edições. Além do Maurício há a participação do Gedeone Malagola e Jayme Cortez. Estes exemplares são muitos raros e quando colocados a venda atingem preços muito altos. Já vi exemplares negociados a R$ 1.000,00! Na maioria das vezes os exemplares estão carimbados com "Oferta dos Editores", talvez, porquê na época não tenham vendido tanto quanto se esperava.
Agora mais interessante que isto, foi saber também está semana, que o Maurício de Sousa desenhou o Pererê do Ziraldo, na época que o seu Pererê fazia o maior sucesso na editora o Cruzeiro.
Este material nunca foi publicado, e talvez esteja em uma gaveta ou arquivo do Ziraldo ou do próprio Maurício de Sousa.
Com a palavra Maurício e Ziraldo! Que tal publicar este material se ele ainda existe?
Vejam as capas das 8 edições da Bidu da Editora Continental!








4 comentários:

  1. Maravilha, cara! Todo colecionador deve contar com a sorte... E a gente conta com o Museu!
    "bidu
    bi.du - adjetivo masculino/feminino, gíria: esperto, sabido, que adivinha as coisas, que dá respostas certas para tudo." Maurício foi, sem saber, o próprio! Sucesso perene para ele!

    ResponderExcluir
  2. esses são de arrepiar! além do valor desses gibis como documentos e todo o valor simbólico e emocional, na minha opinião o traço e o visual dos personagens era não apenas mais original e autoral, mas mais legal e expressivo! claro q depois foi se padronizando um estilo mais simplificado com o qual nos acostumamos, mas... isso tem até um gostinho de arte underground!

    ResponderExcluir
  3. Maravilha! Gostaria de ver as paginas em preto e branco!

    ResponderExcluir