domingo, 22 de janeiro de 2012

A Enciclopédia em Quadrinhos da RGE e sua importância para os quadrinhos!

Uma coleção que teve apenas 16 números(Abril de 1956 a Julho de 1957), que nasceu para competir com a revista Ciência em Quadrinhos da Ebal, o que tem ela de tão importante?
Primeiro, porquê foi nesta coleção que o grande mestre dos quadrinhos Flávio Colin (O Anjo, Vizunga), ainda sem seu estilo único,fez sua estréia como profissional dos quadrinhos.
Já havia feito trabalhos de ilustração para a revista X-9 (revista policial da RGE), mas ainda não como história em quadrinhos de fato.
Segundo, as capas magistrais do Gutenberg(Gut) que ficou famoso por desenhar o Fantasma e também o não menos talentoso Getúlio Delfim (ou Delphim, pois os seus desenhos eram assinados com"F"?), que desenhou Capitão Atlas e Falcão Negro (Editora Garimar) e o seu conhecido Aba Larga.
A coleção não é tão rara, mais tem uma importância única devido aos desenhistas que participaram de suas edições.
Tinha também os desenhistas Gil Coimbra,Guilherme Jesus Ares, Mário Antônio.
Nos 3 primeiros números não é possível identificar a autoria das capas, mas a partir da edição 4 a 16 são todas do Gutenberg, excessões para as edições 11 e 16 do Getúlio Delfim.
A 4ª capa era um show a parte pois nesta os desenhistas se revezavam com suas belas pinturas.
Para quem não conhece a coleção e sua história, curtam as belas imagens das capas e contracapas e alguns quadrinhos com a assinatura já característica do Flávio Colin!
E por falar no Flávio Colin, não deixem de visitar o seu blog no link a seguir:
http://flaviocolinoficial.blogspot.com/2011_06_01_archive.html































2 comentários:

  1. Olá Rita/Ranieri, boa tarde.

    Eu sou o Luciano Borges, aqui de São Lourenço da Mata, Pernambuco.

    Atendendo sua solicitação estou navegando por seu blog. Bom, devido a pressa em adquirir seus produtos não deu tempo para sequer me apresentar.

    Sou um professor da rede pública do Estado de Pernambuco e da rede municipal da cidade do Recife. Desde garoto que aprecio histórias em quadrinhos e após me tornar professor, percebi que é possível trabalhar a chamada "nona arte" em sala de aula. Por isso que, sempre que posso adquiro alguns gibis.

    Descobri seus produtos no Mercado Livre. Acredito que vamos fazer muitos negócios mais na frente.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Tenhos algumas revista das coleções Ci~encia em Quadrinhos, Enciclopédia em Quadrinhos, Robinso, e outras. Se desejarem posso enviar algumas através de e-mail
    marcionit34@gmail.com

    ResponderExcluir