domingo, 8 de janeiro de 2012

Mylar, O Homem Mistério!

Após um curto período sem postagens, voltamos hoje com um herói brasileiro!
A revista do Mylar lançada em Maio de 1967 teve apenas 8 edições, sendo a última publicada em Julho de 1968. a Editora era a Taika, famosa na época pela publicação de revistas de terror.
O personagem foi concebido nos estúdios da D-Arte capitaneados pelo Eugênio Colonnese e Rodolfo Zalla.
Os textos foram de autoria do Luiz Meri e desenhos do mestre Colonnese.
Suas capas eram belas e chamavam bastante a atenção devido ao uniforme vermelho do personagem.
Ionaldo Andrade Cavalcanti em seu livro " O Mundo dos Quadrinhos" Editora símbolo de 1977, diz que o herói sem muita originalidade, viveu pouco tempo.
Realmente viveu pouco tempo, não devido a falta de interesse por parte dos leitores, mas sim devido ao descontentamento dos autores com a Editora Taika, que tinha o hábito de não devolver os originais aos autores.
Em 1991 o CLUQ publicou uma edição especial com o personagem.
Hoje suas revistas são raríssimas de aparecer a venda e muito procuradas por colecionadores.
Curtam as 8 belas capas das revistas do herói!
PS: duas destas edições pertecem hoje ao Márcio Baraldi (nosso amigo autor do ROKO LOKO e ADRINA LINA) e grande colecionador de revistas de heróis brasileiros!














5 comentários:

  1. GRANDE MYLAR!!!GRANDE RANIERI!!!!VALEU!ABRACAO

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Acrescentando às informações, o personagem reapareceu em mais duas oportunidades. Primeiro no álbum "A última missão", da Opera Graphica, em 2001, numa história desenhada por Watson Portela, com a participação de vários personagens de Colonnese (Mirza, Gato, Superargo etc). E mais recentemente, em 2010, na HQ "Amor bandido", publicada na revista Almanaque Meteoro, escrita por Roberto Guedes e desenhada por Emir Ribeiro. Ambos projetos autorizados pelo próprio Colonnese, portanto, inseridos dentro da continuidade oficial do Mylar.

    Alexandre

    ResponderExcluir
  3. SUCESSO PERENE AO MUSEU DO GIBI! É uma pena que não seja um SITE.
    Mesmo sendo feito com poucos recursos, como a ENCICLOPÉDIA DE FANZINES, que editei (http://jodil.vilabol.uol.com.br), tenho espaço para postar HQ e desenhos dos fanzinistas, como: "O Estranho da Noite", de Denilson Reis, texto, e Márcio Kurty, arte; "Faces", de Gazy Andraus, e uma charge do saudoso Joacy Jamys, que eu colori. (Infelizmente, o hospedeiro irá encerrar essas manutenções gratuitas.) Estou tentando viabilizar a continuidade.
    Saiba que curti muito seu texto sobre o ilustrador J. David. Tenho aquelas revistas com capas e ilustrações dele. Confesso, pensava se tratar, pelo nome, de um desenhista americano. Como disse, que bela coincidência, hein?
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jodil obrigado pelos elogios! Um dia que sabe vamos conseguir organizar um site! Temos material (muitas revistas em quadrinhos desde 1907 até os dias atuais) e não faltam histórias sobre elas e seus autores!
      O custo de manter este acervo é muito alto. Temos criado fontes de receitas para novas aquisições e a manutenção do acervo, mas é muito trabalhoso. Espero na aposentadoria (próximos 4 anos) dar continuidade ao projeto do MUSEU DOS GIBIS de verdade (Espaço Físico). E lá vamos esperar sua visita!

      Excluir
  4. Saudoso Mestre Colonnese. Desenhava mulher como ninguém.

    ResponderExcluir