sábado, 12 de maio de 2012

J. David Mestre dos Quadrinhos e das Aquarelas!

Já fazia tempo que não conseguia dar a devida atenção ao blog e as revistas em quadrinhos. O trabalho e algumas outras obrigações nos fazem algumas vezes ter um afastamento de nosso hoby!
A postagem de hoje é uma singela homenagem a um grande artista que teve apenas duas obras publicadas em quadrinhos!
Este grande mestre é o João David, mas conhecido hoje por J. David!
Conheci o J. David em um dos sábados que estive na praça 15.
Examinando as bancas e conversando com os expositores, me deparei com as aquarelas do J. David, e conversa vai, conversa vem, falo do meu hoby, e ele prontamente me diz que publicou uma história pela Ebal na década de 50 e também uma pela La Selva (ele vendeu a história para a Editora, mas pesquisando meu acervo não encontrei está - O Garatuja de José de Alencar). A conversa parou porquê tive que ir embora, pois já tinha compromissos.
Hoje para minha surpresa me deparei com o J. David! Ele me chama e sai mostrando vários desenhos que fez após nossa conversa em data anterior.
Desenhos de heróis clássicos e histórias em quadrinhos de 4 páginas que tinha feito para me mostrar!
Tinha também um exemplar da revista Álbum Gigante nº 5  da Ebal - 2ª série de Maio de 1955- O Seminarista de Bernardo Guimarães! A adaptação e desenhos são do próprio J. David.
Conversa vai, conversa vem, J. David me diz que amava desenhar quadrinhos, mas se afastou da atividade, pois na época as agências de propaganda pagavam maiores salários!
Fez carreira e se aposentou em agências de propaganda. Por elas conheceu o mundo! Vê-se que é muito culto! A conversa com ele é super agradável!
J. David está com 77 anos! Vai fazer 78 em 25/10/2012, e cá está com seus desenhos e aquarelas, mostrando a todos que se aproximam do pequeno grupo que admira seus desenhos!
No final do dia não pude deixar de publicar aqui fotos do J. David, dos seus desenhos, da revista Álbum Gigante, e mais descobri que ele tem um Blog (provavelmente alguém construiu para ele)!
http://jdavidpintor.blogspot.com.br/
Descobri também que o J. David já fez exposição de suas aquarelas na Academia Brasileira de Letras!
E depois de muita conversa, o J. David me presenteia com uma pequena charge para o Museu dos Gibis!
Posto está aqui e deixo minha mensagem de longa vida ao mestre que com amor e carinho propaga a arte do desenho e da ilustração!
Caso queiram conhecer o J. David e adquirir algumas de suas ilustrações ou simplesmente ter uma boa conversa, visitem a feira da praça 15 aos sábados no Rio de Janeiro!
Abaixo fotos do J.David e algumas de suas ilustrações!










Um comentário: