sábado, 1 de junho de 2013

Vamos Lêr! De 1936 a 1946, uma pequena história da ilustração Brasileira!

Sempre em busca de registrar a história dos quadrinhos e da ilustração, me deparo hoje com a edição eletrônica http://www.memomagazine.com.br/ nº 2 do competente Toni Rodrigues!
O homenageado da rica edição é o ilustrador Monteiro Filho.
Lembro de imediato que fiquei devendo para o Toni as capas de algumas edições da revista Idílio da Ebal, desenhadas pelo Monteiro Filho. Minhas sinceras desculpas Toni, estou com obras em casa e realmente não sei onde encontram-se os exemplares!
Vou tentar corrigir minhas dívidas postando aqui uma parte da biografia gráfica de alguns dos maiores ilustradores da nossa história, que poucos conhecem ou já viram, incluindo o Monteiro Filho!
Em 6 de Agosto de 1936 S.A A Noite lança a edição nacional da revista que circulava as quintas feiras!
A revista trazia conteúdo variado de informações científicas, atualidades e notícias da época, além de contos  ricamente ilustrados. Tinha também charges e pasmem! Histórias em Quadrinhos!
De suas páginas tivemos também a participação de escritores que ainda hoje conhecemos, como Jorge Amado, Olavo Bilac, Graça Couto, Clarice Linspector, Fernando Sabino, Eríco Veríssimo, Pedro Calmon, Dinah Silveira de Queiroz, Malba Tahan e tantos outros!
Junto a estes craques da escrita juntou-se um time de desenhistas e ilustradores que fizeram a história da história em quadrinhos no Brasil!
Anotem aí os principais: Monteiro Filho (Exploradores de Atlândida e as capas magnificas da Ebal), Renato Silva ( A Garra Cinzenta ), Carlos Thiré (Três Legionários de Sorte), Théo, Luiz Gonzaga, Belmonte, Cavalleiro, Jorge Bastos, Euclydes, Orlando Mattos,  Soro, Lon,  Ricasa,Mendez,Fritz Van Dick, Alvarus, Carlos da Cunha, Jeronimo Ribeiro, Armando Moura e outros!
Postamos a seguir algumas das mais belas capas e charges produzidas por estes desbravadores dos quadrinhos, que na época tornavam a leitura dos contos e a beleza das edições da revista Vamos Lêr, um sucesso que durou até o fim da segunda grande guerra!
Algumas capas não eram assinadas pelos desenhistas, mas uma grande maioria sim!
Vão identificar capas assinadas por Monteiro Filho, Renato Silva, Carlos Thiré e mais! Se observarem com cuidado vão perceber pelo "estilo" a autoria das capas que não estão assinadas!
Vão perceber também "personagens"que parecem O Sombra e o Spirit do Will Wisner!
Há fatos interessantes,tais como reproduções de pequenos trechos de histórias em quadrinhos que foram publicados na edição. Colocamos também charges que até hoje não vi em publicação especializada.
Deleitem-se com fragmentos da história em quadrinhos e nossos geniais autores!

































































3 comentários:

  1. Belíssimo post. Vou compartilhar no Facebook e seguir de perto seu trabalho. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, parabéns pelo resgate e preservação da memórias destes trabalhos! Fiquei curioso, este personagem que parece o Spirit do Will Wisner, ele é o herói de história em quadrinhos ou o vilão de um conto no estilo pulp?

    Este que parece o Sombra me remeteu também, talvez até mais, ao Crinson Avenger!

    Um abraço,
    Gabriel Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parecem sim com Spirit e o Sombra! Alguns estudiosos de quadrinhos remetem para cópias dos personagens.
      Segundo eles, você não desenha algo que nunca viu!

      Excluir