sábado, 21 de março de 2015

A revista Xodó da Editora Monterrey de 1968 e a arte exuberante do Benício!

Poucos vão lembrar do título da revista, mas com certeza ao ver as capas dos exemplares terão alguma dúvida que já viram estas capas em algum momentos de suas vidas!
A revista Xodó da Editora Monterrey circulou em nossas bancas nos idos do ano de 1968. Era uma revista de circulação semanal e como estava grafado ao lado do título "de confidências"!
Inicialmente parecia ser uma tentativa da Editora Monterrey publicar seus contos em um formato de revista (media 20,5 X 27,5) e tinha 36 páginas.
A revista trazia na primeira capa e nas ilustrações internas a arte excepcional do mestre Benício. Na contracapa fotos de atores e cantores famosos na época. A edição nº 1 trouxe o Rei Roberto Carlos!
Interessante era que os autores dos contos eram brasileiros, mas que não eram identificados no editorial da Revista. Somente a partir da edição 13 sabemos que o autor da edição e das seguintes é Théo de Albuquerque Mello ( De "O Dia").
A revista trazia contos de amor, sexo, violência e outros mais. 
Na época o DOPS proibiu a circulação e mandou recolher nas bancas as edições 6 a 11, por motivo de atentado aos bons costumes.
A Monterrey republicou em formato de bolsilivros 4 edições da revista, sendo que no quarto livrinho colocou uma capa que não fez parte da revista original.
Os 4 bolsilivros traziam a história " O mundo me ensinou a pecar" e nestes identificavam o autor Mario de Moraes, o que não aconteceu na revista.
A revista parou de circular na edição 16, provavelmente devido a censura vigente na época!
Fica aqui o registro de uma das mais belas publicações dos trabalhos do Benício!



































Um comentário:

  1. Benício também ilustrava os livros de bolso da heroína Brigitte Monfort um tipo de 007 fêmea KKK como era mesmo o nome?

    ResponderExcluir