segunda-feira, 20 de março de 2017

O Arco e Flecha do Tex nº 1 não é Lenda! Fim do Mistério!

Era início de 1971, morava então com minha família no Espirito Santo. Não me lembro se Fevereiro ou Março, lembro apenas que meu pai chegou em casa com uma revista do Tex (ele hoje tem 79 anos).
Me entregou a revista e junto com o exemplar um arquinho e flecha em uma sacolinha plástica.
Lembro apenas que disse, que depois ia ler.
Tinha 7 anos na época, era alfabetizado desde os 4. Naquela época na fazenda do meu avô, era comum ter professores para as crianças.
Se soubesse falar já ia para a escola da fazenda todos os dias.
Mas voltando a revista, peguei o brinquedinho e guardei juntamente com a revista.
Fazia isto com todas as revistas que meu pai me comprava.
Para ler mesmo era Tio Patinhas, Pato Donald e outras infantis.
Confesso que não li o Tex na época.
E desde os anos 70 venho colecionando revistas em quadrinhos.
Antes comprava para ler apenas o que gostava, com o passar do tempo passei a comprar de tudo e a querer completar as coleções.
Aí foi ficando pior, passei a querer conhecer as histórias dos desenhistas, personagens, etc...
Me aproximei dos maiores colecionadores do Brasil entre os anos 80 e 90.
Aí passei a entender das Revistas Guri, Globo Juvenil, Mirim, Lobinho e etc...
Passei a conhecer as editoras La Selva, Continental, Globo e tantas outras....
Interessante é que estas tribos não falavam de Tex, e eu confesso, nunca procurei muito saber.
Os gostos de quadrinhos foram ficando mais refinados, além de ter passado pela época dos fanzines onde muitas informações foram compartilhadas.
Fiquei um tempo longe dos quadrinhos. Estudar e trabalhar era preciso. Anos de faculdade e trabalho me afastaram forçosamente do meio.
Há 10 anos voltei, agora com a internet substituindo os fanzines.
Passei a comprar grandes coleções de quadrinhos. Comprei acervos dos maiores colecionadores do Brasil.
Revistas em quadrinhos sempre foram para mim o melhor investimento do mundo!
Vez por outra coloco itens raros a venda, e na semana passada, resolvi vender 3 destes itens.
Um deles era o exemplar de Histórias do Faroeste 22 com Tex, O Fantasma Voador do Correio Universal de 1937 e a Tex nº 1 com o arco e flecha.
Anunciei a Histórias do Faroeste e prometi se o leilão tivesse relativo sucesso colocaria a venda o Tex nº 1 com o arco.
Começou uma série de pessoas a pedir fotos do arco. Não entendi nada no momento, pois pensava que era raro mas que os colecionadores tinham em seus acervos.
Nem tinha ainda anunciado a Tex e me entra uma pessoa interessada no arco e me faz uma oferta fora do comum pelo arco, de pronto aceito. Ele me pergunta se pode pagar via Pay Pal, informo o email e em 10 minutos o valor está em minha conta.
Ele pede apenas que não divulgue fotos do artefato até que ele o tenha feito.
Regra muito justa pelo preço que pagou.
Nisto já estou recebendo mensagens do Brasil e do mundo para mostrar as fotos.
Digo que não pois assumi um compromisso com o comprador e palavra eu tenho.
Passo a ser chamado de mentiroso, e outras coisas mais pesadas ainda. Uns dizem que é lenda, outros que não existem registros do Arco, que não tinha propaganda na capa do Tex etc...
Para não me aborrecer com a má educação de alguns me afasto dos grupos de discussões e passo a entender o porquê de tanta frustração dos colecionadores em não ter visto foto do arco.
A Editora Vecchi quando lançou a Tex, era forte em fotonovelas e contos e ainda não tinha sua linha de quadrinhos consolidada.
Onde poderia ter aparecido propaganda do lançamento da Tex? Em sua linha de fotonovelas e contos, como Grande Hotel, Lucky Martin e outras....E não é que tinha mesmo?
Veio a segunda pergunta, de onde veio o arco? Examinando minuciosamente a peça vejo gravado "TROL". A Trol era uma famosa industria de brinquedos que pertenceu a um ex-ministro da fazenda chamado Dilson Funaro.
Bem se o brinquedo era fabricado pela Trol, deveria estar na coleção de alguns colecionadores de Brinquedos...E estava....Não como brinde da Tex, mas como item do catalogo de brinquedos da Trol de 1971 e 1972, junto a ele um outro item que as crianças gostavam muito a Zarabatana.
Resolvidos dois problemas:
1 - Teve propaganda do Arco;
2 - O Fabricante foi a Trol;
3 - Confirmado o catálogo da Trol de 1972 pela Laíse Rodrigues, esposa do amigo Toni Rodrigues.
Restava saber porquê em alguns exemplares estava colado na capa da revista, que ao ser retirado acabava causando danos ao exemplar....
Conversando com um amigo colecionador que teve também o arco ele disse que lembra nitidamente de ter comprado e o jornaleiro ter entregue o item separado.
Minha família teve bancas de jornais por muitos anos. Quando vinham brindes com revistas era comum alguns distribuidores colarem com fitas o item ao exemplar, pois se a revistas não fosse vendida teria que devolver os dois no encalhe do distribuidor. É uma suposição!
Outra teoria é que o arco não foi fabricado exclusivamente para a distribuição da Tex.
Obs: O catálogo de 1972 está personalizado com o Tex.
Por constar no catalogo ele era da linha de brinquedos da Trol.
Provavelmente foi comprada uma grande quantidade e distribuídos junto com as revistas. Parece ter havido uma parceria entre a editora Vecchi e a Trol. Ou será que teve licenciamento junto a Bonelli?
Em tempo as cores do meu arco era vermelho e branco, mas segundo meu amigo dos brinquedos era fabricados em versões multicoloridas (ele disse ter uma marron e branco).
Confirmado no catálogo de 1972 - Cores sortidas!
Porquê não tem fotos divulgadas do item?
Segundo ele o brinquedo é mesmo raro e quem tem não gosta de divulgar pois no meio desvaloriza o item pois é um brinquedo simples e fácil de se reproduzir.
Aí entendi porquê o pedido de não divulgar as fotos!
É estratégia de negócio! E a turma do Tex vai ter que pagar o preço valorado de um para ter um item e as fotos, sob o risco de desvalorizar o item após a divulgação.
Acreditem nos dinossauros! São antigos mas são sabidos!
Um adendo a postagem, a laise Rodrigues, esposa do meu amigo Toni Rodrigues, achou o catálogo, este posso divulgar com a autorização do Toni.
Falta o catálogo de 1971 que estou negociando. E mais 6 fotos que tirei do arco vendido.
Assim que o comprador divulgar, prometo postar aqui as demais fotos.








8 comentários:

  1. Ainda que ciente que vou levar essa minha curiosidade pro além, fiquei muito feliz com o texto. Aprendi bastante. Nunca se escreveu tanto sobre o item misterioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém nunca havia perguntado Denílson. Só falavam que era lenda!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante!!!!!!
    Ivan Seixas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ivan. Apareceu um arco 46 anos depois. Não tinha ideia que era um item tão importante na cronologia Tex no Brasil

      Excluir
  4. Fim do mistério, cai o pano. Parabéns aos envolvidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fábio. Vamos futuramente colocar mais imagens do arco.

      Excluir
  5. Quando conheci Tex pela primeira vez em uma edição mensal de 2013 (Mestiço !) nem imaginava que o personagem já vinha sendo publicado há mais de 50 anos. É no mínimo interessante saber dessa história do misterioso do arco na edição do Tex,que já me trouxe tantas alegrias em momentos delicados da minha vida.....

    ResponderExcluir