sexta-feira, 21 de abril de 2017

Eureka a Revista dos Quadrinhos! Editora Vecchi!

Tem revistas que não duram nas bancas de jornais, mais deveriam!
A Revista Eureka foi um destas!
Faz diferença você ter na redação de uma editora alguém que realmente goste e entenda de quadrinhos.
A diferença respondia por Otacílio de Assunção Barros (o OTA), que ficou mais conhecido por ser editor da MAD no Brasil do que pelo talento de desenhista  de quadrinhos e editor desta revista maravilhosa.
Foram somente 12 edições e 1 almanaque.
A primeira chegou as bancas em Março 1974 e a última em Janeiro de 1979.
A primeira grande diferença da edição era o formato (20,5 X 27,5).
O número de páginas variava de 68 a 82 páginas por exemplar.
Agora o que fazia diferença mesmo era o que a revista publicava!
Tivemos personagens clássicos, faroeste, ficção científica e pasmem: OBRAS DE ARTISTAS NACIONAIS! Flávio Colin com seu Vizunga, Jayme Cortez com seu Zodíako, Shimamoto e outros.
Havia uma seção chamada Eureka informa que trazia o cenário de lançamentos de novos títulos e informações sobre o mundo dos quadrinhos.
Algumas matérias muito interessantes assinadas pelo OTA como "As Tiras de Jornais no Brasil".
Também tinha a seção "Cartas de Eureka", onde podemos observar o nome de alguns ainda hoje ativos colecionadores de quadrinhos do Brasil.
Tinha também nas edições um editorial sempre que um novo personagem era lançado na revista. Estes editoriais eram informações sobre o personagem e seus autores, que para leitores que gostam de conhecer além das obras a história dos seus criadores era um atrativo a parte.
A coleção teve também edição "censurada" (a nº 1, e recolhida em decorrência de uma tira do FEIFFER). A tira trazia uma crítica ao presidente Nixon, o que um membro da família Vecchi entendeu que poderia ofender o regime de governo na época e trazer futuros problemas.
A tira foi substituída por outra e a revista levada as bancas.
A edição com a tira censurada não chegou as bancas, mas alguns exemplares foram "salvos" por membros da redação e encontram-se nas mãos de poucos colecionadores como o meu o meu amigo Luciano Lino (RJ) que tem um destes raros exemplares no seu acervo e que me ajudou com esta postagem.
Fica a dica para as editoras que ainda publicam no Brasil: Porquê não publicar revistas mistas com material Nacional e estrangeiro? Não seria uma forma de incentivar a produção nacional e criar um mercado de trabalho no País?
Com tantos talentos geniais porquê não "abrir" este mercado de trabalho?
Abaixo a capa das 12 edições!













3 comentários:

  1. Realmente uma melhores coleções dos anos 70. Através dela e do Gibi Semanal conheci vários desenhistas e quadrinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma das publicações mais queridas e impactantes na minha formação como quadrinista. Guardo todas as edições com grande carinho até hoje, e concordo que as publicações mix são uma bela opção editorial. A própria Vecchi descobriu e formou uma geração inteira de quadrinistas através de suas publicações mix de terror: Spektro, Histórias do Além, Sobrenatural e Pesadelo. Graças a essa iniciativa, tive a chance de publicar meus primeiros trabalhos ao lados de autores consagrados, como,Steve Ditko, Colin, Shimamotto, Colonesse e outros...
    Gustavo Machado

    ResponderExcluir
  3. Onde faço download desses exemplares?

    ResponderExcluir