domingo, 9 de maio de 2010

Adolfo Aizen viu o futuro!






Tenho acompanhado semanalmente, as edições das revistas Literatura Brasileira em Quadrinhos da Editora Escala Educacional, que são distribuídos semanalmente com o jornal Extra(RJ). As edições recebem um tratamento especial tanto no formato (pouco menor que o americano) quanto no papel que são impressas( é de ótima qualidade, sem falar no preço R$ 5,90).
Parabéns a Editora Escala e a direção do jornal Extra, por tão boa iniciativa, que além de abrir frentes de trabalhos para os desenhistas e roteiristas nacionais, abre espaço para o aparecimento de novos leitores, e as estes uma apresentação dos grandes nomes da nossa Literatura.
Mas o motivo do post de hoje, é fazer uma ligação desta iniciativa com as edições de Álbum Gigante e Edição Maravilhosa da EBAL.
Pois é, a EBAL já publicava na década de 40 e 50 romances da Literatura Brasileira (obras de José de Alencar, Joaquim Manoel de Macedo,Bernardo Guimarães, José Lins do Rego, Dinah Silveira de Queiroz e outros.
As obras eram adaptadas por artistas nacionais como Aylton Thomaz, Nilo Cardoso, André Le Blanc, João David, José A. Rossin, Antônio Brandão e muitos outros. As capas "maravilhosas", eram de Gutemberg Monteiro, Antônio Euzébio e tantos outros.
A Ebal publicava no rodapé destas edições a seguinte frase: " As adaptações de romances ou obras clássicas para a EDIÇÃO MARAVILHOSA e ÁLBUM GIGANTE, são apenas um "aperitivo" para o leitor. Se você gostou, procure ler o próprio livro, adquirindo-o em qualquer livraria. E organize a sua biblioteca - que uma boa biblioteca é sinal de cultura e bom gosto". Adolfo Aizen - que visão!
Curtam as capas e se quiserem procurem as edições em sebos e sites especializados, pois as tiragens eram tão extraordinárias, que ainda encontramos muitas destas raridades a venda e em ótimo estado de conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário