sábado, 5 de junho de 2010

Para saber mais sobre revistas em Quadrinhos!







Hoje começa meu período de férias que se estende até 27/06/10. Prometi aos leitores do Blog que neste período, estaria colocando em dia as postagens, que já encontravam-se prontas e as que amigos colaboradores estariam enviando (enviem pessoal! Aqui você dá o recado sobre o que você gosta e conhece!).
Recebi nestes dias alguns emails, tipo: "Gosto de revistas em quadrinhos, leio, mas não coleciono nada. Acho bacana, mas não sei nada sobre a história dos Gibis". Outro: "Ranieri, onde posso conseguir informações sobre coleções de épocas passadas"?
Fiquei pensando em como fazer um post com algumas dicas, até porquê com a chegada do Ebook, fico imaginando como será a vida dos colecionadores de quadrinhos. Como vai ficar aquele prazer soberano de ter em mãos a "relíquia"? Ainda acho que as coleções de "papel" vão se tornar mais raras e caras. Tenho visto à venda coleções em CD's, e reprint de revistas raras, que não compro, pois acho um desrespeito aos autores/editores e pessoas envolvidas na produção. Alguns defendem a cópia como forma de preservar a obra, mas no momento em que está é negociada, perde-se o sentindo e a razão da preservação.
Mas vamos as dicas de como saber mais sobre as histórias em quadrinhos:
1 - Sites especializados na internet: Recomendo sempre o UniversoHq do meu amigo Sidney Gusman, O Bigorna (onde meu também Márcio Baraldi Roko-Loco tem uma coluna).
Existem também os especializados em determinados personagens como o TEXBR, que tem a história de todos os personagens Bonellianos (Tex/Zagor/Ken Parker etc..., tem o Reis do Faroeste e muitos outros, além dos Blog's (acho muito bacana o Blog do Ken Parker do meu também amigo João Guilherme). Na internet tem tudo.
2 - Livros: Gosto de acompanhar os sites, mas nada substitui um bom livro, e aqui vai a dica de alguns que podem ser encontrados com certa facilidades nas principais livrarias e bibliotecas do País. São apenas algumas indicações, pois existe uma variada obra a respeito do tema.
-"Almanaque dos Quadrinhos de Carlos Patati e Flávio Braga - Ediouro 2006".
-"EBAL Fábrica de Quadrinhos de Ezequiel de Azevedo - Via Lettera 2007". Esta tem reproduzidas as principais capas das revistas editadas pela Editora Brasil América
-"Vapt Vupt do Álvaro de Moya - Clemente e Gramani Editora 2003".Artigos do Álvaro publicados na Revista da Abigraf.
-"Anos 50/50 anos também do Álvaro - Opera Graphica 2001". Edição comemorativa da primeira exposição internacional de histórias em quadrinhos, que foi realizada no Brasil.
-"História das Histórias em Quadrinhos - Vários autores - Editora Brasiliense 1993".
Além dos citados acima, temos várias obras de outros autores, mas acho estas suficientes para qualquer iniciante no tema.
3 - Revistas Especializadas em quadrinhos - Hoje só tenho conhecimento da Mundo dos Super-heróis da Editora Europa. Excelente revista por sinal, pois é feita por quem gosta do tema, e abrange personagens de todo o mundo dos quadrinhos de hoje e de antigamente.
Espero ter ajudado, um abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário