sábado, 3 de julho de 2010

Mestres dos Quadrinhos Brasileiros!






Além de colecionar revistas em quadrinhos, coleciono também as obras dos principais, desenhistas brasileiros no de ensino da arte do desenho.
Não sei se vocês sabem, mas em São Paulo, existiu a Escola Panamericana de Arte, onde lecionou o Jayme Cortez, Ziraldo, Flávio Colin, Benício, Getúlio Delphin e muitos outros.
Não tenho certeza, mas tudo leva a crer que o termo Mestres do Desenho, nasceu da iniciativa destes "monstros do desenho", lecionarem suas artes, e publicarem obras ensinando a técnica.
Existem livros do Renato Silva (Garra Cinzenta), Jayme Cortez, Edmundo Rodrigues e muitos outros. Encontramos nestas obras as técnicas aplicadas pelos autores para a criação de personagens. Em uma das obras do Jayme Cortez (que utilizava muito em seus desenhos o modelo vivo), o Maurício de Souza, mostra como criou a Mônica, a partir de um desenho da sua filha ainda pequena.
São livros fáceis de serem encontrados em sebos e livrarias. Há edições atualizadas, que ainda hoje são utilizados em algumas Universidades de Artes e Educação Artística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário