sábado, 7 de agosto de 2010

Jonah Hex voltou! E continua mau que nem um pica pau!

Semanalmente visito uma banca de jornal na saída da estação do metrô da carioca. Sempre verifico se as edições que coleciono já estão disponíveis e se algum novo lançamento me interessa. Tive uma grata surpresa nesta sexta-feira. A Panini lançou um encadernado com Jonah Hex (seis números reproduzindo inclusive as capas das edições americanas). Deve estar pegando carona no lançamento do filme.
Não vi ainda o filme, pois como colecionador de revistas em quadrinhos, algumas vezes me decepciono com a adaptação dos quadrinhos para o filme. Espero que não aconteça com o Jonah Hex!
Conheci o personagem na edição 09 da revista reis do faroeste em corês da Ebal, que só durou até o exemplar 12, e era em formato americano. Me lembro até hoje da imagem que abre a história, o caçador de recompensas arrastando o corpo de um procurado pela rua principal da cidade.A partir desta edição não perdi nenhuma outra do personagem.
Sempre gostei do tema  faroeste, mas este herói (herói?), era diferente. Era caçador de recompensas, e ao acompanhar o desenrolar das edições, descobrimos que sua história tem início meio e fim. Não vou contar, para que os leitores tenham oportunidade de conhecer o personagem lendo algumas das suas revistas.
Apesar de ter o rosto deformado, era a cara do Clint Eastwood (me parece com o desenhista se inspirou no Clint para criar o visual do personagem). Parece que os grandes desenhistas gostam deste expediente, vejam Ken Parker e Mágico Vento, também inspirados em grandes atores do cinema.
O personagem fez tanto sucesso que a Ebal iniciou uma revista própria do personagem que foi até a edição 52, pena que no famoso formatinho. Publicou ainda uma edição especial chamada Jonah Hex, o Renegado, alguns almanaques e parou por aí. Tivemos outra tentativa de trazer de volta o personagem, mas não deu certo. A Opera Graphica, publicou uma edição com capa dura em dois volumes com as primeiras histórias do personagem, que apesar de caprichada foi em preto e branco.
Vamos torcer para a Panini continuar a publicar o personagem no Brasil, pois ele merece! Apesar de ser mau que nem pica pau! Leiam e depois vejam o filme, ou melhor vejam o filme e depois leiam os gibis!
Curtam algumas imagens do personagem!

Um comentário:

  1. Ele teve uma aventura ambientada no Brasil! http://www.cursodequadrinhos.com.br/coluna/quando-os-gringos-caminharam-por-aqui/

    ResponderExcluir