domingo, 10 de outubro de 2010

Tarzan, O Filho das Selvas!


 Feriado prolongado, frio e com chuva, acaba se tornando bom para colocar a leitura em dia e também para organizar as últimas aquisições do acervo do Museu dos Gibis.
Comprei recentemente o exemplar  de Tarzan A Origem do Homem-Macaco e Outras Histórias, publicado pela Devir Livraria. A adaptação das histórias e os desenhos são do lendário Joe Kubert com um brinde de ilustrações do não menos famoso Burne Hogarth. São mais de 200 páginas de pura arte, ação e informações a respeito do personagem criado por Edgar Rice Burroughs em 1912, e que teve sua primeira aparição nos quadrinhos em 1929.
No Brasil sua primeira primeira publicação deu-se no Suplemento Juvenil em 1934, e o título era o mesmo que abre este humilde artigo.
Até 1989 a EBAL, foi a casa de Tarzan no Brasil. Foram publicadas 700 edições entre almanaques, séries especiais (incluindo Korak o filho de Tarzan).
Por suas páginas passaram grandes ilustradores como Harold Foster, Burne Hogarth, Russ Manning, John Celardo, Gil Kane, Mike Grell e muitos outros não menos talentosos.
A edição da Devir trás histórias publicadas em um album especial em 1975, com o título a "origem de Tarzan, mas não deixa nada a desejar as caprichadas edições da Ebal. Espero que a série continue pois houve continuidade da série publicadas também pela EBAL.
Para os mais jovens que só conhecem o personagem da TV ou dos desenhos da Disney, é uma excelente oportunidade de começar a conhecer o personagem, suas histórias e seus desenhistas,e também de iniciar uma coleção de respeito ( até hoje não consegui completar as minhas!). Curtam as capas de algumas edições aleatórias da enorme coleção que é Tarzan, O Filho das Selvas!
Wagner da 10 edições que me enviou só tinha no meu acervo 4 dos exemplares!







Nenhum comentário:

Postar um comentário