sábado, 2 de outubro de 2010

Watson Portela - O Mestre voltou!

Está semana foi muito corrida no trabalho e não sobrou aquele tempinho para leitura das notícias e dos sites que acompanho fielmente, mas em 30 de Setembro consegui ler rapidamente as notícias do site UniversoHq, e uma resenha do Sidney Gusman me chamou a atenção "Veterano Watson Portela busca editora para voltar ao mercado". Fiquei feliz por ter notícias do Watson (coincidentemente já havia enviado um email em 06 set 2010 a revista "Mundo dos Super Heróis endereçado ao Manoel Souza cujo conteúdo era o seguinte "Manoel, sou fã e colecionador da revista Mundo dos Super Heróis.
Sou colecionador de revistas em quadrinhos desde os 7 anos (estou com 46).
Tenho gostado muito das reportagens que resgatam as histórias dos nossos grande desenhistas, e gostaria de sugerir uma matéria com o Watson Portela (Paralelas/Chet etc..).
O Watson sumiu e ninguém tem notícias dele. Uma matéria com ele seria muito bem vinda e ajudaria a resgatar sua história de grande desenhista de história em quadrinhos do Brasil.
Grato e sucessos para a Mundo!"

Ao mesmo tempo fiquei triste porquê em qualquer lugar do mundo um artista do nível do Watson seria disputado a "tapas" para que uma editora tivesse os direitos de publicações de seus trabalhos. No Brasil infelizmente o artista tem que oferecer seus trabalhos  para publicações.
Torço para que com a chegada ao Brasil de grandes editoras europeias está situação mude. Seria interessante também uma lei para ajudar o mercado (lembro que já li algo a respeito das editoras serem obrigadas a ter nas suas publicações algo em torno de 50% de publicações nacionais).
Mas voltando ao Watson, conheci seu trabalho na extinta revista Spektro da editora Vecchi (suas capas, histórias de terror e a famosa série Paralelas eram destaques). Esperava ansiosamente a chegada as bancas da revista, e quando comprava, saia folheando para ler inicialmente as histórias do Watson, torcia muito para que a capa daquela edição fosse de sua autoria.
As últimas notícias que havia tido do "Mestre" foram dois álbuns publicados pela Ópera  Gráfica - Paralelas II e a Missão, depois disto não tive mais notícias, inclusive tentei encontrá-lo na internet, mas não obtive sucessos.
Para quem quiser saber mais sobre o Watson e sua obra o site http://www.maniadecolecionador.com.br/watson portela.htm tem uma das melhores matérias a respeito do mestre.

Seja bem vindo Mestre Watson e tenha certeza que vou continuar prestigiando seu trabalho!
Editores, não está hora de criarmos publicações voltadas para nossos artistas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário