segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Rio Comic Con 2010 - Eu estive lá!

Dia chuvoso, tinha acabado de almoçar, aí chamei meus garotos (dois, um de 20 outro de 17), perguntei se gostariam de ir na Comic Con. Um disse que tinha que estudar, pois a partir da quarta-feira próxima, teria início a semana de provas na faculdade. O outro falou que tinha futebol com os colegas.
Como seria o último dia da feira,chamei aquela que nunca me abandona nas minhas mais loucas aventuras, minha esposa! Reclamou que queria ir em algum lugar aberto (eliminei logo esta possibilidade dizendo que estava chuviscando e que a chuva iria continuar).
Passada as negociações, preparei o equipamento básico da aventura, dinheiro, cartões, revistas da Turma da Mônica, já que seria dia do Maurício de Sousa estar presente, e seria uma grande oportunidade de conseguir autógrafos em edições antigas destas revistas. E lá fomos nós!
Em 30 minutos cheguei ao local da feira. estacionamento a R$ 10,00 e ingressos também (estudantes pagavam meia).
Adentrei ao local da exposição, a antiga Estação Leolpodina agora restaurada (só não gostei dos banheiros destinados ao público - fiquei imaginando o que Milo Manara ficou pensando dos brasileiros, se teve necessidade de utilizar aquele que estava disponível para os simples mortais). Espero sinceramente que o disponível para ele tenha sido outro.
Dei uma volta rápida pelo salão da exposição para ver e iniciar minhas "comprinhas" (sou colecionador e colecionador planeja compras!). Para minha surpresa, uma grande estande de vendas da Livraria Travessa, um estande da Panini (que o foco era venda de assinaturas), e os estandes de algumas editoras que estão iniciando atividades no mercado (Barba Negra, Leya, e os quadrinhos independentes que sempre prestigio.
Confesso que senti falta da RIKA e COMIX (quando vou a feiras de quadrinhos ou livros em S.P, sempre estão por lá). Talvez o propósito da feira não seja este, mais fica a sugestão para a próxima feira, procurem atrair para o evento estandes de vendas de revistas em quadrinhos, novas e antigas, pois revistas novas, já encontramos todos os dias nas grandes livrarias.
Vai aqui, vai ali o serviço de autofalantes, anuncia a distribuição de 50 senhas para a sessão de autográfos do Maurício de Sousa. Foi uma correria só! Peguei a senha 18 e a Rita 19.
Voltamos para os estandes, e fui conhecer o Gabriel Bá e o irmão Fabio Moon (ganhei desenhos, autográfos, cartões e etc...), demonstrei minha satisfação pelo sucesso dos dois nos Estados Unidos e Europa e as premiações recebidas.
Fui então aos estandes dos independentes (independentes porque nenhuma editora ainda os adotou, mas são talentosos, batalhadores e merecem oportunidades). Comprei algumas revistas e continuei o passeio, até que alguém gritou "o Maurício chegou!". Procurei o local reservado para a sessão de autográfos e me plantei na fila. Agora o mais engraçado de tudo! A fila era formada por crianças de 6 a 70 anos!
Na minha frente tinha um garotinho de uns 11 anos (o Gustavo - que fiquei sabendo depois que é um grande desenhista e filho de uma amiga do meu trabalho), papeavamos como se tivéssemos a mesma idade. Quando ele viu o exemplar do Cebolinha número 1 na minha mão, falou: "nossa como é antigo!"
E o Maurício chegou, acompanhado do Sidney Gusman (Site Universo HQ). Uma simpatia o Maurício, os seguranças não queriam que tirassem fotos no momento do autográfo, mais a cada criança que entrava na área reservada ele parava e fazia pose com cada um dos pequenos.
Aí chegou nossa vez! Foi pura tietagem dele com minha esposa (estava com a Cebolinha 1 da Globo), ele levou muito mais tempo com a gente do que com qualquer outro da fila. Deve ter ficado admirado com o estado de conservação das revistas. Passando pelo Maurício, fui ao encontro do Sidney Gusman, que quando iniciei o Blog Museu dos Gibis, fez uma chamada no seu site, e em outra oportunidade me ajudou a encontrar algumas revistas que procurava para minha coleção.
Daí voltei para o centro da feira, e fui visitar as exposições dos artistas. A do Manara é sensacional!
Já no final da aventura, anunciaram um desfile de Cosplays (pessoas que se vestem como os personagens de filmes e quadrinhos). Nunca tinha assistido a um, e achei muito bacana. Parabéns as fantasias do Homem Aranha, Mulher Invisível (só não ficou invisível) e Elektra. Fotografei tudo e estão aqui para que vejam a aventura, e na próxima não deixem de ir pelo menos um dia. É interessante, as crianças adoram e os adultos também! Curtam algumas fotos!















4 comentários:

  1. olha só! achei uma foto minha (sue storm) sem querer no google e acabei achando seu blog ^^v

    A comic con foi bem legal! Senti falta de Comics internacionais... Mas pro que eles estavam prometendo o evento cumpriu seu papel.

    Quem sabe um dia teremos uma comic con do porte da de San diego! ia ser tudo!

    =* bjusss

    ResponderExcluir
  2. Oi Ranieri,sou eu, o Gustavo.Minha mãe falou que a foto ficou ruim.Que pena,né.Mas pelo menos sabe meu nome e minha idade.Até mais!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ranieri, tudo bem?

    Cara eu estava do seu lado quando os gêmeos fizeram um desenho pra ti!
    Agora que vi a foto, lembrei.
    Só não sabia que tu, era tu!

    Perdemos um encontro do Museu dos Gibis com o KEN PARKER Blog.

    Uma pena.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  4. Lucas, que pena que o encontro não aconteceu! Mas não vai faltar oportunidade. Nos encontraremos nos próximos eventos e terei o prazer de conhecer alguém que curte o Ken Parker mais do que eu!

    ResponderExcluir