sábado, 15 de janeiro de 2011

Plágio nos Quadrinhos: TEX parte 2! O Retorno Fatal!

Algumas postagens que temos feito no blog, na sua maioria já são de conhecimento de um pequeno público especializado em quadrinhos. Mas as vezes me surpreendo com a repercussão que temos tido em publicar estas no blog. 
Recebo emails de vários leitores com comentários elogiosos tipo:
"Tinha a revista mas não tinha observado estes detalhes. Me lembrava algo familiar, mas não conseguia identificar". 
"tenho a revista e agora vou guardar no cofre". 
"Muito bacana suas publicações, continue...". 
"Alguém tem notícias do Wilson Fernandes para contar sua versão do plágio?"
"Teria como fazer uma cópia da revista e me vender?". Bem está não costumo atender, pois entendo que a cópia, mesmo sem fins lucrativos, desvaloriza a obra original, mas no site www.ubcfumetti.com/tx/falso_po.htm, além de uma excelente matéria sobre o fato ocorrido, é possível baixar as imagens das revistas, inclusive capas e quadrinhos.
Agora veio um novo pedido: 
"Você falou que a edição teve um segundo número, seria possível publicar as páginas desta?". Sim! Vejam a segunda edição e concluam que Wilson Fernandes se superou (no plágio)!
Outro detalhe importante, apesar do site UBC Fumetti ter disponibilizado as imagens da revista, a procura por exemplares entre os colecionadores de Tex é uma coisa absurda. Recebi emails da Itália e Portugal, com encomendas para os exemplares. Infelizmente só tinha os dois primeiros da minha coleção. Consegui o exemplar 01 (repetido) em compra de uma coleção. Estava no meio de centenas de revistas, e agora consegui um segundo exemplar nº 02. Estou colocando a venda no mercado livre a partir de R$ 1,00 para não ser injusto com um ou outro amigo que está a procura do exemplar.
Boa sorte a todos!























2 comentários:

  1. sou neto dele ;) mas ele infelizmente não tem mais condições de explicar sua versão da historia , pois sofreu um derrame a alguns anos e tem sua saúde debilitada

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, obrigado pela participação! Gostariamos realmente de ter sua versão da história, pois durante estes anos nunca foi esclarecido o que realmente aconteceu.
    Como as editoras e que na maioria das vezes é que encomendavam as histórias, há a possibilidade do seu avô ter recebido a encomenda da própria editora e apenas executou o trabalho.

    ResponderExcluir