sábado, 22 de janeiro de 2011

Catálogos de Publicações das Editoras Rio Gráfica, Vecchi, Trieste, Outubro, Continental e outras!

Amigos preciso urgentemente de um catálogo com todas as publicações das Editoras Rio Gráfica, Vecchi, Trieste, Continental, Taika, Outubro, Abril, M e C, Editores Associados e outras que não me lembro neste momento.
Lembro desta necessidade toda vez que adquiro lotes de revistas e início as classificações.
Dá uma frustração danada, pensar que você já tinha completado aquela coleção com 60 exemplares, e no meio das revistas que você adquiriu, descobre um exemplar de número 68. Ou seja sua coleção passa neste momento para o status de incompleta, e ainda fica a dúvida se foram editados exemplares acima deste número.
Um das saídas encontradas, hoje são as consultas a colecionadores, ou sites especializados, o que nem sempre é confiável, pois até os especialistas erram. Até hoje no site do Universo HQ a revista Spektro está com a informação que foram 27 edições, quando na verdade foram 28. Isto para uma revista recente. Para revistas anteriores a década de 70 a coisa fica muito mais complexa.
Excessão para a Ebal onde o trabalho do Ezequiel Azevedo no Livro Ebal Fábrica de Quadrinhos, ajudou em muito aos colecionadores. O trabalho do Marco Aurélio Lucchetti e Franco de Rosa no livro Fantasma a biografia Oficial do primeiro Herói fantasiado dos quadrinhos, foi outra obra que também tornou-se um guia para colecionadores.
Tenho descoberto só recentemente, os fanzines (edições artesanais publicadas por fãs de personagens), que resgatam o histórico de publicações de determinados personagens ou tema (faroeste, disney, terror e etc...). Tem ajudado mais não é solução.
Preciso mesmo é de catálogos. Organizados como o livro EBAL, Fábrica de Quadrinhos, com todas as edições publicadas pela editora, datas, e a numeração das revistas publicadas.
É comum em outros países este tipo de publicação. Tenho exemplares da Itália (Histórico editorial de Ken Parker, Tex), Estados Unidos (Marvel e DC) e França (Asterix, Tintin).
Quem se habilita a lançar mão e atender a demanda de mercado?
Caso ninguém se habilite vou dar sugestões: Ezequiel Azevedo, Gonçalo Junior, Sidney Gusman, Marco Aurélio Lucchetti, Wagner Augusto, Moacy Cirne, OTA (Otacilio Barros), Robertos Guedes, Heitor Pitombo e tantos outros amantes dos quadrinhos que deixo de citar.
E se caso ninguém tenha interesse em abraçar o desafio, vou chamar Carmen Nery (minha amiga jornalista - estudamos juntos no IBMEC), e que de tanto me ouvir falar em revistas em quadrinhos está se tornando especializada no assunto (rsrsrsrsrs).
Vejam as capas de alguns títulos que recebi está semana e não tenho informações da quantidade de edições publicadas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário