sábado, 12 de fevereiro de 2011

Lobo Solitário!

Há algum tempo, publiquei um post com o título de Itto Ogami. Falei do personagem Lobo Solitário, do Samurai Executor, da Yuki. Por algum motivo não inclui as capas sensacionais das edições do Lobo Solitário desenhadas pelo talentoso Frank Miller. O objetivo deste post é corrigir a falha deste humilde arauto.
A história do Lobo Solitário, não é uma história qualquer, é a mais bela história em quadrinhos que já li!
Seus autores, Kazuo Koike (história) e Goseki Kojima (desenhos), criaram juntos um mangá que influenciou toda uma geração de artistas.
A história do Lobo Solitário (Itto Ogami)  e seu filho Daigoro, se passa no período Edo da história do Japão. Só isto já seria motivo suficiente para ler a obra.
Qualquer pesquisa que se faça na Internet com o título de Lobo Solitário, você descobre como a obra ganhou o mundo, inclusive tendo gerado filmes fiéis a história em quadrinho do personagem.
Em uma entrevista, quando do lançamento da história nos Estados Unidos, Kazuo Koike explicou porquê no auge do sucesso de vendas das revistas do personagem no Japão, ele resolveu encerrar a história deste.
Ele disse contar as histórias do personagem de acordo com as estações do ano, e quando as aventuras passaram por todas elas, ele disse não ter mais sentido continua-las, até porquê, se continuasse o Daigoro (então com quatro anos) teria que começar a envelhecer, aí resolveu fechar a história de Itto Ogami e Daigoro. Com isto ele amarrou todas as brechas da história. Ficou ela com princípio, meio e fim! Coisas que fazem uma obra ser única.
Os desenhos de Goseku Kojima são um interpretação única. De tão belos, o próprio Frank Miller já famoso com seu Batman O  Cavaleiro da Trevas, criou o seu Ronin inspirado no Lobo Solitário, e em todas as oportunidades que podia divulgava está bela obra.
Após duas tentativas de publicação no Brasil, uma pela Cedibra (somente nove edições) e outra pela Nova Sampa , a Panini em 2005, após passar por um longo processo de aprovação, iniciou a publicação que durou 28 números. Talvez tenha sido uma das revistas mais vendidas pela Panini, pois ainda hoje após o fim da primeira série, é fácil encontrar exemplares e coleções a venda por preço de capa.
O interessante é que após o fim da saga foi publicada uma segunda série que se inicia onde foi encerrada a primeira (não vou contar o fim para que surpreendam-se com a história), e durou 11 edições (Panini cadê a publicação?). Há uma terceira série publicada somente no Japão.
Caso tenham oportunidade adquiram a coleção,e fiquem fãs de uma obra única! Curtam as capas das 28 edições da Panini.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário