domingo, 22 de maio de 2011

O Debret do século 20! José Lanzellotti e seu Raimundo o Cangaceiro!

A internet está ajudando no resgate e reconhecimento de nossos grandes mestres, é fato. Ainda que tarde e também que este movimento não tenha sensibilizado as editoras a publicar suas obras em edições especiais e caprichadas, como é feito em outros paises.
Imaginem uma coleção intitulada "Obras dos Grandes Mestres dos quadrinhos Brasileiros",onde fosse publicado, os principais trabalhos dos nossos grandes artistas do traço?
Imaginem Jayme Cortez, Juarez Odilon, Nico Rosso, Ivan Wath Rodrigues, Shimamoto, Walmir Amaral e tantos outros, que não vou citar por falta de espaço, tendo suas obras publicadas em uma justa e grande coleção?
Tenho a mais absoluta certeza, que seria sucesso de vendas.
Recentemente tivemos a criação dos Blogs do Nico Rosso, do Jayme Cortez.
Seus familiares e admiradores em um esforço hercúleo, procuram manter viva a memória destes grandes artistas dos quadrinhos. E também nós colecionadores! Rsrsrsrsrsrs...
Está semana na minha procura incessante de revistas, me deparei com um exemplar a venda da revista Raimundo o Cangaceiro, de autoria do José Lanzellotti.
O que me chamou a atenção no anúncio foi que o vendedor informava que havia, anexo a revista um estudo de vestimenta de cangaceiros. É um pequeno desenho onde a folha foi utilizada frente e verso.
A revista tem escrita a direita da capa uma data (22/05/66) foi publicada pela Edrel.
O papel do desenho está bem amarelado do tempo. Recebendo a revista com o respectivo "ensaio", comecei a pesquisar as edições que tinha no acervo com desenhos do José Lanzellotti, e fiquei fascinado com a semelhança do "estudo" com os quadrinhos do Lanzellotti.
Pode ser que o pequeno desenho seja de obra de algum desenhista da época, ou futuro talento, mas que tem semelhanças com a obra do mestre tem.
Continuei a pesquisa para tentar identificar, alguma outra semelhança com obras publicadas, aí me deparei com uma injustiça que cometi com o José Lanzellotti, quando fiz o post do Ivan Wasth Rodrigues, dizendo que este era o maior desenhista de época da nossa história.
Errei! O Lanzellotti está em pé de igualdade com este! Foram dois artistas que merecem todo o nosso reconhecimento!
Para desfazer o meu erro, estou utilizando no título desta postagem o título que a extinta revista Manchete (Bloch Editores), utilizou na edição de número 999 de 12 de Junho de 1971 - O Debret do Século 20 - José Lanzellotti!
A citada matéria tem 5 páginas e 14 fotos (pode ser encontrada em sebos e internet).
Também descobri o blog do José Lanzellotti mantido por sua filha Jussara nos endereços a seguir:
http://jussaralanzellotti.blogspot.com/search?updated-min=2011-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2012-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=1

http://fotolog.terra.com.br/joselanzellotti:7
Descobri muita coisa que gostaria de dividir com vocês a respeito do grande artísta, mas o espaço do blog é muito pequeno.
Fica aqui registrada minha grande admiração pelo mestre, e a pergunta:
Se alguém consegue reconhecer se o estudo realmente é do Lanzellotti e também se alguém tem disponível para venda o exemplar número 2 da Edrel, pois não encontro em lugar nenhum.
Curtam as imagens de obras do mestre e o pequeno estudo que não consigo atribuir a autoria.
Obs: Três imagens desta postagem tem origem no blog da Jussara.









Nenhum comentário:

Postar um comentário