domingo, 7 de agosto de 2011

Hopalong Cassidy! Me rendo ao Reprint!

Em uma postagem anterior, falei do reprint de revistas da década de 30/40/50 e 60 e minha preocupação com os direitos autorais destas publicações.
Tenho amigos que completaram suas coleções com cópias até que conseguiram as originais.
Há dias tenho em mãos 131 exemplares destas revistas, feita por um talentoso artista gráfico do Rio do Janeiro, há mais de 5 anos.
As cópias são tão perfeitas que andei colocando estes exemplares ao lado de edições originais e fiquei na dúvida, de quem era quem.
Foram feitas no mesmo tipo de papel utilizado na época da edição original e após estes anos começaram a ficar amareladas e com odor característico de papel velho.A única coisa que entrega as edições são os grampos, que ainda não oxidaram.
Segundo informações que recebi, este "craque" das artes plásticas e gráficas era um grande colecionador que resolveu fazer cópias de suas coleções e vendê-las. E o mais incrível é que só fez uma cópia de cada exemplar!
Não tive oportunidade conhece-lo, mas a qualidade do seu trabalho é inegável!
Uma das etapas do plano de negócios do Museu dos Gibis, é no futuro publicar reprints de edições esgotadas, claro que com o licenciamento necessário dos detentores dos direitos autorais.
Fiquei tão impressionado com a qualidade das edições que resolvi mostra-las no Blog.
Separei as 18 cópias da famosa revista Hopalong Cassidy publicada pela La Selva entre 1956 e 1957. Foram 18 edições pela La Selva, sendo que o personagem já havia sido publicado na revista Guri da Gráfica e Editora o Cruzeiro e também na revista Shazam da Ebal.
Vejam uma amostra das obras do talentoso editor/colecionador!























2 comentários:

  1. Impressionante, ficaram ótimas.
    é uma maneira de divulgar estas publicações antigas e incentivar os mais novos a saudável arte de ler!!..
    Procuro reprints da revista Batman da ebal..sabe onde posso achá-los?
    Agradecido!!
    entura@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tenho alguns números de Batman da Ebal porém são originais, se tiver interesse procura por "Gibis Antigos" no Facebook ou fala comigo pelo email: gibisantigos@hotmail.com

      Excluir