sábado, 17 de setembro de 2011

Águia Negra ou Fantasma Medieval?

A postagem de hoje é para que os admiradores colecionadores do Fantasma, iniciem uma nova coleção.
Vejam como, a seguir!
O sucesso da revista do Fantasma no Brasil é incontestável. A revista da RGE teve início em Março-Abril de 1953. Em Janeiro-fevereiro 1955, a própria RGE levou para as bancas de jornais o Águia Negra Magazine.
Agora quem era o Águia Negra? Segundo a própria RGE um personagem medieval "inspirado" no Fantasma. Sua origem é australiana.
Mas tão inspirado que até o  cão "Capeto" ele tem! O seu anel tem  uma águia, e o do Fantasma a Caveira!
O famoso juramento do Fantasma foi com uma caveira, a do Águia com uma espada!
Caso fosse nos dias atuais, seria uma versão do Fantasma medieval! Interessante é que apesar da sua origem ter se dado na era medieval, o Águia Negra, era sucedido por seus descendentes e mantinha a lenda de imortalidade, assim como força sobre-humana. Tudo igual ao Fantasma!
Outro dado interessante, é que até as roupas da identidade secreta do Águia Negra, eram iguais ao Fantasma!
Folheando alguns exemplares das revistas do Águia Negra percebe-se desenhos quase iguais a desenhos da revista Fantasma da RGE. Como na época era comum desenhistas da RGE utilizarem histórias de Flash Gordon e Mandrake para "montarem" histórias do Fantasma, é possível que o mesmo tenha ocorrido com histórias do Águia Negra e vice-versa!
Em suas histórias ele combate piratas e também tem aventuras na selva!
A revista fez relativo sucesso na RGE, tanto que durou 115 edições e alguns belos almanaques.
Vejam algumas imagens de revistas do Águia Negra e me digam, se não é o Fantasma medieval!
E quem já completou a gigantesca coleção  Fantasma, comece a adquirir estas, pois também complementam a saga do Fantasma no Brasil!









5 comentários:

  1. Beleza de matéria Ranieri... Um boa lembrança e legal este resgate que voce faz... E sobre o Sombra? Tem alguma coisa?

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo,
    interessante sua matéria. Parabéns.
    Sou colecionador de gibis e tenho alguns exemplares de Águia Negra, adquiridos ainda nas décadas de 1960 e 70. Águia Negra é um herói que sempre me intrigou. Pouco se sabe sobre ele. Suas considerações realmente fazem sentido. Coincidentemente eu observei a mesma coisa. Ele tem muitas características do Fantasma de Lee Falk. Também tenho um site sobre gibis e lá tem algumas (poucas) informações sobre o Águia Negra, exatamente nessa linha. De repente vc pode interessar em consultá-lo. O endereço é:
    http://70-anos-de-gibis.webnode.com/
    Parabéns mais uma vez, nessas suas belas fotos, tem duas capas cujos gibis eu não tenho. Muito bom.
    Abraços, afonso.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Sou fã dos gibis do Águia Negra desde os meus dez anos de idade (1960) quando eu os lia escondido de meus pais e professores (eram ferrenhos combatentes das HQs!). Nesse gibi vinham encartadas as aventuras do Sombra! Se eu encontrasse gostaria de adquirir alguns exemplares. Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  4. Tenho 58 anos. Vivi isso na minha juventude. Nunca entendi muito esse Aguia Negra. Mas que era cópia do Fantasma, isso era. Fóra os Bang Bangs copiados por brasileiros.

    ResponderExcluir
  5. Ele se escondia num esquife chamado dama de ferro.

    ResponderExcluir