O sucesso do programa de TV, levou o herói para os quadrinhos em Outubro de 1959 em uma adaptação de Jayme Cortez e Júlio Shimamoto na extinta editora Outubro/Continental. Logo depois vários outros desenhistas brasileiros passaram por suas páginas, como Juarez Odilon, Getúlio Delphin,Oswaldo Talo, Gedeone Malagola, Sérgio Lima e Itahy. Os roteiros eram de Helena Fonseca, Hélio Porto e Gedeone Malagola.
A revista durou até 1965, quando foi proibida de circular pelo próprio Ayres Campos, que era dono dos direitos do personagem e que mais tarde alegou ter proibido a publicação por nunca ter recebido os direitos devidos sobre o personagem.
Segundo alguns sites especializados de quadrinhos foram lançadas 54 edições da revista e mais alguns almanaques.
O interessante é que outros sites falam em 57, outros 60, e outro mais de 100 edições. Afinal o que é verdade?
O museu dos gibis não tem como comprovar o fato, fica aqui aberto o espaço para colecionadores que de fato tenham a informação correta de quantas foram as edições.
Comprovadamente foram 40 edições e 1 Almanaque.
Teve também uma edição posterior em formato menor autorizada pela família e com novo desenhista.
Se realmente existem tais exemplares, devem estar super valorizados, pois edições entre o número 1 e o 40, quando aparecem para venda, ficam sempre acima de R$ 100,00 o exemplar.
Uma opção para quem gostaria de conhecer o personagem é apelar para as coletâneas que estão sendo feitas e vendidas na internet, já que é praticamente impossível adquirir uma coleção completa da revista original.
A seguir imagens das coletâneas já publicadas e capas de algumas edições da Editora Outubro/Continental.
Caro amigo,
ResponderExcluirgostei bastante da matéria.
Gostaria de contar com sua colaboração para o blog JAYME CORTEZ. Se puder enviar imagens das capas em alta para postagem no blog agradeço muito.
Parabéns novamente.
Fabio Moraes
jaymecortez@gmail.com
Como conseguiria comprar essa coletamos das HQs do Capitão?
ResponderExcluirProcure o Sebastião Oliveira.
ExcluirEmail: sombreir@ig.com.br