sábado, 28 de janeiro de 2012

Zé Carioca! Qual foi a primeira publicação no Brasil?

Sempre tive dúvidas qual foi a primeira publicação do nosso adorado Zé Carioca em revistas brasileiras. Consultei diversos colecionadores Disney e a resposta sempre foi a seguinte:
A primeira capa foi a revista Pato Donald nº 1 de Julho de 1950. Outros apontam a Pato Donald apresenta Zé Carioca de 10 de Janeiro de 1961.
Acontece que em minhas andanças e pesquisas encontro o exemplar da Edições Melhoramentos intitulado Horas Felizes nº 10 de 1944 ou 1945? (não tem o mês), e na capa o Zé Carioca ainda com seu charuto!
Apesar de não ser uma história com balões, e sim quadros com textos (texto abaixo de cada quadrinho), eu considero uma história em quadrinhos, pois se assim não fosse, o Príncipe Valente não poderia ser considerado história em quadrinhos.
Possivelmente os colecionadores/pesquisadores Disney conhecem a publicação, mas como a publicação nunca fez parte da cronologia de publicações que tenho visto nos sites especializados, deixo aqui a contribuição do Museu dos Gibis, e a confirmação que a publicação existiu.
Media  31,5 X 23,5, e apenas 12 páginas.
A Editora tem no seu histórico a publicação de outros personagens Disney na mesma série, inclusive com Pato Donald.
Houve uma edição comemorativa  de 50 anos da publicação em 1995, indicando que a publicação é de  1945 e não 1944 como indica  4ª página do exemplar. É possível que tenham sido publicadas várias edições, pois tenho dois exemplares, sendo um da 2ª e outro da 5ª edição, e isto pode ter ocorrido em anos distintos.
Vejam as capas das primeiras publicações do Zé Carioca no Brasil e curtam mais os quadros do exemplar raro com o Zé!
Obs: em uma promoção inédita o Museu dos Gibis está colocando em leilão no Mercado Livre a partir de R$ 1,00 o exemplar da 5ª edição! Participem e tenham em suas coleções este raro exemplar!
Abaixo link para que possa participar!
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?&site=MLB&id=221824946










2 comentários:

  1. Olá, Ranieri! seu "Museu dos Gibis" é show - já faz tempo que eu o acompanho. Muito pertinente este post sobre o Zé Carioca. Foquei o mesmo tema há dois anos no meu blog - e o mais intrigante é que a minha edição é a 5ª também. Será que a tiragem dela foi maior que as outras? segue o link. abraço e parabéns pelo belo trabalho que vem fazendo...
    Marcos Malu Massolini
    http://almanaquedomalu.blogspot.com/2010/03/bau-do-malu-15-ze-carioca-horas-felizes.html

    ResponderExcluir
  2. Puxa, eu tenho essa publicação, mas acho que é a primeira edição.

    ResponderExcluir