segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Aventura e Ficção! Porquê não publicam mais revistas assim?

Sinto muita saudade de alguns títulos e formatos de revistas que já passaram por nossas bancas de jornais!
Aventura e Ficção da Editora Abril foi uma delas!
Hoje a que mais se aproxima dela é a Vertigo da Panini, ainda assim com personagens ou temas fixos!
Aventura e Ficção foi diferente! Primeiro com um formato diferente (27,5 X 21,0) em preto e branco e 68 paginas, a primeira edição. A última publicada finalizou com 60 páginas.
O exemplar nº 1 chegou as bancas em Setembro de 1986, aproveitando a onda de vendas da já consagrada Conan. Sua periodicidade era Bimestral.
No primeiro número, no índice já uma premonição das edições seguintes com a frase de Albert Einstein "A coisa mais linda que podemos experimentar é o mistério. Ele é fonte de toda verdadeira arte e ciência".
E partir daí a revista começou a ter uma série de seguidores fiéis, pela qualidade do formato que dava destaque a arte dos desenhos.
Inicialmente publicou material da Marvel onde John Buscema, Joe Jusko, Bob Wiacek, John Byrne, Gene Day, Will Jungkuntz, Bill Sienkiewcz, Bob Macleod, Gene Colan, John Severin, Val Mayrik, Michel Golden, Sal Buscema, Ralph Reese,Tom Palmer, John Tattaglione, John Bolton, Vincent Waller, Paul Gulacy,Mike Volsburg, Alfredo Alcala, Bob Wakelin, Frank Miller, Pepe Moreno, Estephen Perry, Howard Chaykin, Steve Smallwood, John Romita, Armando Gil, Larry Hama, Joe Sinnott, Craig Russel, Rick Bryant, Mark Armstron, Joe Albelo/Walter Simonson/Gray Morrow e outros que fizeram parte do quadro de desenhistas da Marvel na época.
Até a edição 13 (Setembro de 1988) material exclusivo da Marvel com capas dos próprios desenhistas da editora (John Buscema/Norem/Bob Larkin/Jusko/Mark Teixeira/Howard Chaykin/Suudam). No número 6 uma surpresa brasileira, capa de Napoleão Figueiredo com o Poderoso Thor!
Nesta primeira fase apesar das histórias soltas, tivemos alguns personagens já conhecidos da Marvel, como Kazar, Kull, Vulcão, O Senhor das Estrelas, Paradox, Thor, A Viúva Negra, Robocop, Buck Bizarro, Dominic Fortune, The 'Nam (que mais tarde teria revista própria).
As histórias e desenhos eram de uma qualidade impar, até porquê os desenhistas e escritores eram a nata da Marvel na época, ou estavam iniciando carreira em solo brasileiro como Frank Miller com sua história " O Filisteu".
Já a partir do número 14 uma reviravolta que todo amante dos quadrinhos torce para acontecer com nossas publicações!  Capa do Rodval Matias e a primeira história do Watson Portela!
E mais, passou a publicar os europeus - material da Norma Editorial (Victor Mora/Alfonso Font/Enrique Breccia/Carlos Trillo/Florenci Clavé/Antônio Segura/Pepe González/Milo Manara/José Ortiz/Manfred Sommer/Vincent Waller/Adoldo Usero).
Ainda assim continuou com algum material da Marvel!
No número 17 continua a aventura dos brasileiros, agora juntamente com americanos e europeus!
Tanto sucesso fez que a revista ganhou o HQ Mix de 1988 como melhor revista de aventuras de 1988!
Na edição 17 duas histórias dos brasileiros craques do desenho, E.C Nickel e Mozart Couto, Deodato Borges e Deodato Filho (pai e filho lá da Paraíba para quem não sabe)! Nesta edição estréia também a coluna HQ News, que versava sobre o mundo dos quadrinhos. Até a edição 13 havia uma coluna intitulada "Templo dos Aventureiros" em que os leitores da revista escreviam suas opiniões! Sonho de todo leitor!
Edição 18, capa  de Marcelo Cassaro (ele mesmo) e Júlia Blanque, e mais histórias brasileiras, agora da dupla Franco de Rosa e Mozart Couto, e continua o material da Marvel e da Norma com os "feras" já citados anteriormente!
Edição 19 - capa de Adelmo Almeida, histórias de brasileiros como Salvador, Marcelo Campos e Flávio Calazans e aquilo que todo leitor gostaria de ver hoje publicando um mestre da década de 50/60 - MANOEL VICTOR FILHO então com 62 anos (sua primeira publicação em quadrinhos foi a adaptação do romance O Bandeirante para a Ebal em 1958)  , em uma história de 11 páginas, e mais a coluna HQ News passou a trazer uma breve biografia dos artistas brasileiros que publicavam na edição.
Edição 20 - Capa de Antônio Segura e novamente os brasileiros enchem as páginas de arte!
Vôo Livre do Watson Portela! Bela! Luiz Gustavo, Ale Abreu, e a HQ News agora com 5 páginas!
Edição 21 (Janeiro de 1990) - Vôo Livre 2 do Watson Portela e mais material da Norma Editorial com Manfred Sommer/Michelangelo Prado/Rámon Rosanas/Oswal/Esteve Pools e Jose Ortiz. Estranhamente a coluna HQ News não veio na edição, também o famoso índice que resumia as histórias de cada edição sumiu da revista! Era o prenúncio de que algo não ia bem!
E como todos sabem, nem sempre as editoras respeitam seus leitores informando que aquele seria a última edição da revista! Esperei a edição 22 que nunca chegou as bancas de jornais. Não sei se por falta de leitores, ou material.
Deixou saudades uma revista com qualidade dos melhores quadrinhos mundiais  e também com a qualidade dos nossos ARTISTAS BRASILEIROS que não desistem nunca!
Fica aqui um reclame para editoras e editores! Temos um mercado que compra revistas em quadrinhos de qualidade, ainda mais se forem de autoria de nossos conterrâneos!
Há obras de qualidade dos que já se foram a serem publicadas, há artistas a espera de oportunidades de publicar (Shimamoto/Watson/Edmundo Rodrigues e tantos outros que admiramos as obras). Publiquem por favor, nem que seja em uma revista experimental como fez o Maurício de Souza em suas edições comemorativas dos 50 anos! Mas publiquem! Eu compro!
Poderiamos ter uma revista destas mensal e edições especiais ou almanaques que resgatassem as obras do passado destes artistas!
E pensem em vender em formato digital!
E curtam as capas de uma coleção tão curta, e não tão antiga, mas histórica!






















4 comentários:

  1. Tenho todos os números dessa revista. Se souber de alguém que queira fazer negócio...

    ResponderExcluir
  2. Bons tempos em que os quadrinhos eram publicados com maestria pela editora abril!
    Possuo todas as edições!!!!
    Parabéns pela matéria!!!!!Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o material. Encontrei toda a coleção e comprei em um sebo. Nunca mais deixará minha coleção!

    ResponderExcluir
  4. Um dos grandes momentos dos quadrinhos mundial

    ResponderExcluir