domingo, 5 de fevereiro de 2012

Curupira de José Lanzellotti e o Antigamente da Praça 15!

Revista em quadrinhos é aventura! Sempre falo isto para os amigos que não são colecionadores e poucos acreditam!
Dizem que sou um contador de histórias! Mas vamos aos fatos!
Já estava a bastante tempo a procura de um exemplar da revista Curupira nº 1 (1967), e único (se existiu um exemplar nº 2, por favor me avisem, pois se existe é um dos gibis mais raros do Brasil).
A Revista Curupira, tem uma história muito interessante, pois além de ter tido um único número, foi desenhada pelo grande artista de nossos costumes José Lanzellotti, que já falamos aqui em postagem anterior.
Também foi uma das poucas revistas publicadas pela Editora Bentivegna, que é mais conhecida por ter  publicado obra que é considerada o primeiro mangá brasileiro (O Álbum Encantado - com desenhos de Minami Keizi e outros). Este álbum é muito raro! Vinha com lombada quadrada e capa dura, e os primeiros quadrinhos mangás do Brasil! Vamos falar dele em uma próxima oportunidade.
Bem durante a semana vi a venda no Mercado Livre o exemplar da revista o Curupira e dei o lance de compra. O vendedor era o Marco de Moraes (da saudosa Gibimania). De imediato combinei com ele pegar em mãos na feira da Praça 15 (R.J).
Como o estacionamento na Praça 15 no sábado é complicado devido ao número de turistas que frequentam as adjacências (Prefeito Eduardo Paes, olha aí as olímpiadas e a copa, pois vai piorar),aproveitei para chegar cedo e evitar o problema.
Falei com os amigos na barraca de encontro dos quadrinhos, e já que o Marcos não tinha chegado fui verificar se tínhamos novidades a venda. Sempre tem! Desde o famosos R$ 1,00 até os famosos R$ 1.000,00 ou mais (encontrei os 7 almanaques de Heróis da TV da Editora o Cruzeiro - década de 70) + 5 Almanaques Os Bananas Splits por R$ 2.000,00). São 12 exemplares que achei caros, mas não deixei de fazer uma oferta.
Continuando o passeio, encontrei coisas interessantes tipo os 30 primeiros exemplares da revista Pelezinho da Editora Abril, e mesmo já tendo, não resisti a compra, para a Rita colocar a venda no Mercado Livre. Encontrei também um exemplar da Turma da Mônica Jovem nº "ZERO". Tudo para incentivar que novos leitores conheçam as revistas em quadrinhos, e para isto nada melhor que personagens, com que eles se identificam!
Depois do garimpo ligo para Rita e combinamos nos encontrar para o almoço. Na ligação digo que quem escolhe hoje sou eu, pois da última vez não foi muito bom o almoço.
Já com umas 100 revistas e livros na mala do carro, nos dirigimos para o espaço de restaurantes do Arco do Telles (parte histórica entre a praça 15 e a Rua do Ouvidor).
Sai fazendo a seleção e dizendo este não! Já viemos aqui e não gostei!
Já quase desistindo devido ao calor, paramos em frente a um restaurante chamado "Antigamente", onde o prato do dia era feijoada e música ao vivo!
Perguntei qual é o chop? Brahma! Ficamos!
Para minha surpresa, após dois chops (parei para ficar enquadrado na Lei Seca), chegou a feijoada, fartamente servida para duas pessoas e de um sabor único.
Atendidos como turistas pela Maria (nossa conterrânea lá do Ceará), pedimos a conta com vontade de ficar mais um pouco, já que a música ainda não havia começado!
Nos despedimos, na volta passei pelo centro da feira novamente, ainda comprei algumas revistas, e quando cheguei no carro já eram 15:30 da tarde! O dia foi bom! E quando é bom parece passar mais rápido!
Bem a postagem de hoje, é mais para continuar falando que adoramos quadrinhos, mas também adoramos os amigos, os bons restaurantes e passar um dia fora das nossas rotinas, não esquecendo que pequenas coisas nos são muito importantes!
Fica aqui um recado: Visitem a Praça 15 quando estiverem no Rio de Janeiro, a feira é de antiguidades, você não vai encontrar só livros e revistas.Visitem também os espaços culturais (Correios, Paço Imperial, Banco do Brasil, Casa França-Brasil e tantos outros) e não deixem de ir ao "Antigamente" e conhecer "Maria"!
Para não esquecer as imagens, curtam a capa da revista O Curupira (a revista teve duas histórias publicadas, uma como Curupira e outra com Pedrito), e caso queiram conhecer o site do antigamente vejam a imagem do guardanapo (rsrsrsrsrsrs!)!

1. Olha só que bacana!!! Adorei a matéria! Sabe meu amigo, você está certo, meu pai só fez mesmo um número do Curupira. Fiquei tri feliz de ver o seu trabalho, foi meu amigo Sebastião Seabra quem me deu a dica! beijos Jú