domingo, 4 de março de 2012

A EBAL e o 14 de Março, Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos!

Você tem este material?
Se tem é porquê você participou das comemorações patrocinadas pela Ebal entre 11 e 14 de Março de 1984! Parabéns, pois você já acompanha os eventos de quadrinhos no Brasil há mais de 27 anos, e tem no mínimo 27 anos de idade! Também esteve no evento que criou o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos no Brasil! Ou 30 de Janeiro em homenagem a Angelo Agostini devido a primeira história em quadrinhos de 1869?
Se não tem, o Museu dos Gibis, como sempre faz para divulgar o blog e também para ajudar na manutenção e aquisições do acervo vai disponibilizar um dos kits do evento ocorrido em 1984. A Rita, braço direito e financeiro do Museu vai colocar á venda no Mercado Livre. O link disponibilizo abaixo:
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?&site=MLB&id=227211941
Como todos sabem, a publicação das histórias em quadrinhos no Brasil (Flash Gordon, Tim e Tok, Tarzan, Mandrake, Jim das Selvas, Príncipe Valente, Brick Bradford, Popeye e outras), tiveram início em 14 de Março de 1934, publicadas no "Suplemento Juvenil", criação do saudoso Adolfo Ainzen.
As comemorações tiveram início no dia 11 de Março de 1984 (um domingo as 16:00 horas), com a presença do Adolfo Ainzen e Monteiro Filho (autor da primeira aventura seriada nacional "As Aventuras de Roberto Sorocaba ou Os Exploradores da Atlântida". O encerramento foi realizado em 14 de Março de 1984, com um parabéns para você e o corte de um bolo!
Antes do evento foi distribuído um kit em uma pasta, que vinha com um Convite - Amigo e prospectos de horários do evento.
O mais importante do evento foi um manifesto assinado por Barbosa Lima Sobrinho, Austregésilo de Athayde, Benjamin Albagli, Guilherme Figueiredo, Joaquim Inojosa, Charley Fayal de Lyra e Adolpho Polillo, proclamando o dia 14 de Março, O Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos!
Estes nomes eram na época os representantes culturais do País!
Veio também a programação da Cinemateca do Museu de Arte Moderna que programou junto com a EBAL um ciclo de exibições de filmes com personagens dos quadrinhos!
As exibições tiveram filmes de Tarzan, Gato Félix, Mutt e Jeff , Betty Boop, O Pica-Pau, Luluzinha, Popeye, Buster Brown, Hopalong Cassidy, Charlie Chan, O Recruta Biruta e em todas as sessões episódios de Flash Gordon no Planeta Mongo!
A pasta trazia também de brinde para os convidados! Três exemplares de revistas em quadrinhos publicados na época ou anteriores (eram diferentes as revistas para cada kit!).
O kit desta postagem veio com um exemplar da quadrinização do filme Superman III, um exemplar de Grandes Figuras em Quadrinhos - D. Pedro II de Nico Rosso, e por último um exemplar de Fronteiras da Ciência - 1 - Introdução á Física.
Até hoje tenho minha pastinha, mas ontem não resisti comprar mais um Kit para divulgar este importante dia para os quadrinhos brasileiros.
14 de Março dia Nacional das Histórias em Quadrinhos!
Curtam imagens do convite, programações, prospectos e revistas e a própria pastinha!
E participem do leilão do kit!














2 comentários:

  1. Bom seira que essa garotada que curte HQs hoje, se interessasse por mateiras como essa pra saber que a origem dos quadrinhos está muito alem de Márvel?DC e Panini/Salvat um mundo bem mais amplo .

    ResponderExcluir
  2. O link para a venda dá como produto não encontrado: http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?&site=MLB&id=227211941

    ResponderExcluir