domingo, 4 de março de 2012

Revista Careta e as Charges e Cartuns Geniais!

A revista Careta para quem não sabe foi uma revista humorística semanal (sempre aos sábados) de elevado padrão gráfico, que circulou inicialmente entre 1908 (Junho) e 1960 (Novembro). Durou 2.732 edições! A partir da edição 2.733 (06/06/81) passou a ser editada pela editora Três.
Curiosamente há edições intituladas "Careta" de 1964 editada pela empresa Jornalística Arte Rio.Está versão durou três edições, sendo a última em 30/11/1964.
Foi fundada por Jorge Schmidt empresário e jornalista.
Ficou famosa por retratar um período da história do pais em que o modelo de vida sócio-cultural era uma representação meio que tosca da Bélle Époque francesa.
Em 53 anos de circulação, serviu inclusive de oposição, trazendo em suas páginas críticas aos governos existentes, inclusive o governo Vargas.
Agora o que de mais genial passou por suas páginas foram as charges e cartuns dos talentosos, J. Carlos, Oswado Storni, Belmonte (Benedito Carneiro Bastos Barreto) - criador do famoso Juca Pato 1925, Raul Paranhos Pederneiras, Théo (Djalma Pires Ferreira) e tantos outros!
Não coleciono a revista, mas quando encontro algum exemplar, sempre trago para casa, e sempre pelo simples motivo das ilustrações dos geniais artistas, e também por algumas propagandas de época feitas na revista.
Ontem adquiri 5 exemplares publicados entre 1919 e 1926.
Vejam agora algumas capas, a qualidade das charges, uma propaganda de arma de fogo, que hoje tanto combatemos! Interessante também a charge que crítica uma criança fumando e está replica que mulher casada não pode falar com estranhos na rua! Históricas!
E o tamanho da máquina fotográfica?











Um comentário:

  1. As Armas só se for Voces que Combatem Eu não Muito Pelo contrario Boms Tempos Estes que nossos Direito a Legitima Defesa era Respeitado

    ResponderExcluir