domingo, 3 de fevereiro de 2013

Benicio, Giselle, a Filha de Giselle e Antonio Fernandez Prada!

Sábado 2 de Fevereiro de 2013, como te acontecido nos últimos meses a embaixada do Museu dos Gibis, estava aberta na feira da Praça 15 no Rio de Janeiro.
Por volta de 11:00 horas da manhã, já tendo conversado com a tribo das revistas em quadrinhos,eis que chega o Antonio com uma sacolinha e me entrega em mãos, dizendo: "É uma doação para o Museu dos Gibis"! Indaguei: Antonio não precisava!
Mas depois que abri a sacolinha, fiquei estupefato!
Um exemplar do livro Giselle a Espiã Nua que Abalou Paris, da série ZZ7 Verde com capa e contracapa do Benício (para quem não sabe uns dos livros mais vendidos no Brasil em todos os tempos). Na contracapa a chamada para a edição 2 da série com capa do Benício "Brigite Montfort a Filha de Giselle.
Até aí tudo bem, mas o Antonio abre a página 2 e eis um autografo com dedicatória para ele do Benicio.
Até aí já estava radiante! E o Antônio me fala que tem mais! Me retira da sacolinha vários originais do Benício!
Fiquei em estado de choque! Rsrsrsrsrsrs.....
Desenhos lindos! Técnica estra ordinária! Históricos! Década de 70! Em papel timbrado da Monterrey!
Aí não tem jeito! Preciso entender com Antonio como este material chegou em suas mãos!
Antonio Fernandes Prada (Galego da Galícia) é ainda hoje um grande designer!
Trabalhou de graça na Thompson em uma época que era necessário pagar para fazer estágio. Passou por isto, mas quando teve oportunidade de trabalhar em uma única campanha, ganhou tanto dinheiro que compensou os tempos do trabalho "grátis" e viro free lance na agência!
Foi convidado a trabalhar na Módulo publicidade, e após na Mundial Artefatos de Couro, onde ficou durante 23 anos, comandando a equipe de desenhistas e ilustradores da empresa.

Conheceu nestas passagens o Benício que já estava Editora Monterrey e onde freqüentemente o encontrava na época.
Antonio fez um relato de como funcionava o estúdio do Benício na Monterrey.
Disse que o Benício costumava utilizar fotos dos amigos como modelos de suas ilustrações!
Que em algumas de suas belas obras,  o modelo masculino chegou a ser Sean Connery e em outras o Alain Dellon! E a Brigitte? Esqueci de perguntar!
Hoje Antonio trabalha na editoração da revista Ação Policial. Antonio está aposentado e faz tudo na revista!
Começou a chegar muita gente na embaixada e não conseguimos continuar a "entrevista"!
O Antonio assim como o Benício é uma "lenda viva" da ilustração no Brasil!
Merecem nossas homenagens e agradecimentos! Em um país onde a memória é "fraca" e nossos mais talentosos artistas são esquecidos o Museu dos Gibis deixa aqui registrado o reconhecimento ao talento e a história dos nossos ilustradores, que proporcionaram estes rampantes de nostalgia e admiração, e que agora, graças ao Antonio podemos dividir com vocês!
Originais do Benício que em qualquer lugar do mundo, não tem preço! E que agora fazem parte do Museu dos  Gibis graça ao Antonio!
Ps: Tem também livro do mestre Aylton Thomaz, com quem Antonio trabalhou na Thompson autografado e com dedicatória! Deste falamos em outra oportunidade!
Curtam as imagens de originais do Benício , graças a doação e depoimento do Antonio! Obrigado amigo! Sucessos sempre e muitos desenhos em sua vida!

















Um comentário: