Dedinho e sua turma foi criado para propagar a prática dos esportes para crianças a partir dos oitos anos.
Dedinho vem a ser o diminutivo da sigla do DED, orgão subordinado ao MEC que significava Departamento de Educação Física e Desportos.
O personagem serviu para propagar um gigantesca campanha a época para alunos e professores a respeito da prática desportiva.
Dedinho vivia sempre suas aventuras desportivas acompanhado de seus companheiros,
Inês - Menina gulosa, por isso representada como gordinha,
Caco - Menino louro e alto, porém menor que o Dedinho.
Zeca - Menino branco, baixo e com cabelos pretos.
Aninha - Menina que não largava sua boneca.
Paulo - Menino e único negro da turma, que usava óculos e estava sempre bem informado sobre tudo.
A Revista teve 6 números e várias reedições. Sendo que na 3ª reedição de 1979 foi acrescentada na última página a personagem Sedinha.
Foi idealizado por Roberto Jenkins de Lemos, com roteiros de Nádia M.R de Carvalho e Mirna Pinsk e Desenhos de Randal Adôrno (que parecia conhecer a técnica de desenhar mangás! Será?).
Dedinho e sua turma são PERSONAGENS BRASILEIROS!
Foram 6 edições de 50 páginas em cores e em papel de qualidade.
As edições vieram com os temas abaixo:
Nº 1 - Pernas, pra que te quero! – sobre Atletismo/Corridas.
Nº 2 - O Pulo do gato – sobre Atletismo/Saltos.
Nº 3 - Braço é braço – sobre Atletismo/Arremessos.
Nº 4 - Cesta, minha gente!” – sobre Basquetebol.
Nº 5 - Bola pra cima – sobre Voleibol.
Nº 6 - Bola no barbante – sobre Handebol.
Até hoje as revistas são muito procuradas para trabalhos de teses e mestrados, pois apesar de ter sido um instrumento de propaganda de um governo militar (Emílio Garrastazu Médici), serviu fortemente a um programa de educação voltado para os desportos!
Abaixo capas das edições! Relembrem o passado dos Quadrinhos! BRASILEIROS!
Lembro bem dessas revistas. Lia e relia com o mesmo entusiasmo. Quando algo é feito para o bem e é bem administrado sempre trás bons resultados.
ResponderExcluirCaras!!! Viajei longe agora!! Deu um nó na garganta. Pensei que não passavam de sonhos ou misturas na minha mente! Valeu mesmo!! Mais ou menos na época de álbuns do tipo O PORQUE DAS COISAS!!
ResponderExcluirQue delícia voltar no tempo com o Dedinho! Saudades...
ResponderExcluirQue delícia viajar no tempo com o Dedinho! Saudades...
ResponderExcluirSaudades do Dedinho!... Ou da inocência daquela época...
ResponderExcluirTodo mês era uma festa, brincando com meus amigos no Vale do jatobá em Belo Horizonte. Praticando as lições de Dedinho. Erton de Castro
ResponderExcluirTodo mês era uma festa, brincando com meus amigos no Vale do jatobá em Belo Horizonte. Praticando as lições de Dedinho. Erton de Castro
ResponderExcluirMeus amigos de infância, no Vale do jatobá em BH, brincávamos praticando esporte com Dedinho, foi muito bom, saudades demais.
ResponderExcluirAhh anos 70. Que saudade. Era feliz e não sabia. Li muito essa revistinha.
ResponderExcluirFaltou mencionarem o Poeta, que aparece disputando a bola com o Dedinho na capa da edição sobre handebol. Há anos procurava esse gibi na internet, valeu!
ResponderExcluirFaltou mencionarem o Poeta, um personagem aparentemente mais velho, desajeitado, mas amigo da turma e com uma quedinha pela Aninha. É o que aparece em três capas disputando a bola com o Dedinho, de roupa social e com o cabelo em cores diferentes em cada capa.
ResponderExcluir1972. Quantas saudades! Eu tinha dez anos e fui apresentado a este personagem por intermédio de meu grande amigo de infância, Geocélio Juvenal. Ontem mesmo estava me lembrando do Dedinho!
ResponderExcluirCongratulações aos responsáveis por este blog pela divulgação tão oportuna deste período de nossa história, época do regime militar.
Diferente do que fala no texto, eu tinha apenas 5 anos e já era apaixonada pela revista Dedinho, especialmente pelo vôlei, paixão que iniciou em papel, pela revista. Hoje, com 51, jogo pouco, mas a paixão pelo vôlei será eterna. Magela - Passo Fundo RS
ResponderExcluirNossa adorei viajei no tempo!!!!
ResponderExcluirLembro de quando estava cursando a 6ª série na cidade de cachoeirinha,RS Na escola Luiz de camões. Eu e mais alguns colegas de sala de aula adaptamos a história Pernas Pra que te Quero para encenação que chamavamos de teatro e na verdade era um jogral. aquele ano nos saimos bem nas notas e ficou muito marcado na minha memória!!!
ResponderExcluirLembro bem dessas cartilhas. A primeira que tive contato foi:"O pulo do gato". Dedinho e sua turma e a cartilha do guri, onde há os personagens Élida e Olavo, jamais esqueci. Inclusive na cartilha do guri há uns versinhos sobre as estações do ano que, volta e meia, recito. Saudades monstruosas dessa época.
ResponderExcluirEu lembro como se fosse hoje! Era muito bom!
ResponderExcluir