domingo, 11 de maio de 2014

O que muda com a chegada do Ebay no Brasil! Ou O Fim do Monopólio do Mercado Livre!

A cada dia o Ebay toma uma ação para iniciar sua operação no Brasil!
Começou com roupas e tradução para o português de suas páginas.
E começou ainda que timidamente a aceitar anúncios de vendas de brasileiros.
Agora o que isto tem de relação com o Mercado Livre?
Tem muita coisa, primeiro que a liderança (quase monopólio) do Mercado Livre vai sofrer revés.
O Mercado Livre no Brasil opera no Brasil de um modo muito complicado de relacionamento com seus clientes, tanto compradores como vendedores.
Atua de uma forma a não se submeter as leis em vigor do código de defesa do consumidor.
Quem está lendo aqui que utilizou e nunca teve um problema com suas compras ou vendas?
E consegue resolver? Nem sempre! As opções de contato não são claras e dão opções ao contato do outro lado tirar conclusões, quem acabam não sendo justas para nenhuma das partes.
Eu por exemplo posso falar com a experiência de 8 anos utilizando a plataforma (simplesmente porquê nunca tive outra opção)!
Após utilizar o Mercado Livre por 6 anos como comprador tendo problemas desde o "roubo" de senhas (as mais complexas possíveis) até a perda de valor pago a vendedor (onde este informou um código de envio do produto) e nunca recebi, mas o Mercado Livre não estornou o valor e simplesmente me enviou uma mensagem para resolver com o vendedor! No final perdi o valor pago.
Pensando nisto vislumbrei uma oportunidade de atuar no ramos de HQ's e Mangás e se tornar líder da categoria, simplesmente atuando de forma ética e profissional.
Há exatamente 2 anos comecei a fazer a isto. Em pouco tempo nos tornamos o Vendedor TOP 1% do site na categoria.
No mês que passou começamos a notar algumas movimentações em nossas operações um pouco que "estranhas" tipo vou descrever a seguir:
1 - Compradores de todos os cantos do Brasil sem nenhuma operação comprando e pagando via Mercado Pago sem fazer perguntas a respeito do produto;
2 - Em um segundo momento, exigindo a entrega de produtos mais caros que estão anunciados em outros anúncios individualizados;
3 - Após informar que o produto que o comprador quer não faz parte do anúncio (está descrito claramente no texto os produtos disponíveis), o comprador "finge" que não entendeu a resposta e NEGATIVA o vendedor;
4 - Como vendedor faço a devolução do valor pago no Mercado Pago, mas nisto o comprador efetua a qualificação de forma negativa.
5 - Tentamos contatos com telefones informados no cadastro, mas os mesmos não existem;
6 - Complementando tudo que descrevi o Mercado Livre, altera a qualificação do VENDEDOR de MERCADO LÍDER PLATINUM (O TOP TEEN DO SITE) para NADA!
7 - Isto tudo fazendo um conta onde duas atuações como as que descrevi sobre uma média de 230 operações (menos de 1%) retira o vendedor da lista dos melhores e ainda coloca a informação no site:
ESTE VENDEDOR TEVE PROBLEMAS COM ALGUMAS DE SUAS VENDAS.
8 - Ao reclamar no canal de CONTATOS, a resposta é a seguinte:
"De acordo com nossas políticas, não há motivos que desabone a qualificação atribuída por sua contraparte e, por esse motivo, ela será mantida".
9 - Ainda que reiterando o contato (vou esperando a resposta nada esclarecedora do CRM do SITE), fica a seguinte dúvida:
     a) O monopólio é interessante para o site, mas não é o ideal que vendedores alcancem nível de excelência pois acaba retirando da plataforma os vendedores com baixa performance e o site perde receita;
     b) O que o site faz para isto não ocorra: aparentemente cria artifícios ( nada éticos), para coibir a liderança de vendedores nas categorias;
     c) Estranhamente os telefones informados dos compradores NÃO EXISTEM!
Por estas e por outras assistem o vídeo da revista Exame e vamos torcer para o Ebay chegar logo e se não chegar, que tal CRIAR um novo  SITE DE VENDAS COM REGRAS CLARAS DE ATUAÇÃO?
Eu sei como fazer! Preciso do INVESTIDOR! Alguém se habilita? Rsrsrsrsrs!
Vejam o investimento de R$ 20 MM que virou R$ 58 BI do chinês no ALI BABA!

http://exame.abril.com.br/videos/arena-tech/veja-o-que-mudou-com-a-chegada-do-ebay-ao-brasil


3 comentários:

  1. Vc esta certíssimo....o mercado livre é totalmente parcial.Muda nossa boa reputação do nada e nunca aceita rever uma qualificação. Se tivesse outra plataforma mudava na hora. Chega de sermos hostilizados por trabalhar bem.....

    ResponderExcluir
  2. PARABENS PELA CRITICA RANIERI! O MERCADO LIVRE VIROU UMA PODRIDÃO SÓ! LOTADO DE PERFIS FAKES E LARANJAS QUE ESTÃO LÁ SÓ PRA SUBIR DESLEALMENTE O PRECO DOS GIBIS OU ESTRAGAR O LEILAO DE PROPOSITO! EU EVITO AO MAXIMO OS LEILOES LA. E VC PODE RECLAMAR A VONTADE QUE ELES NAO ESTAO NEM AI COM VC!

    ResponderExcluir
  3. O mercado livre é do eBay

    ResponderExcluir