domingo, 10 de outubro de 2010

Ranieri e suas coleções!

A semana que passou fui procurado por dois jornalistas para responder a algumas perguntas sobre quadrinhos e sobre a feira da praça 15 e a Comic Con. Me senti lisonjeado, e porque não dizer orgulhoso?
Mas não sou tão entendedor quanto acho que deveria ser. Me enquadro como fã e colecionador de quadrinhos, daqueles capazes de comprar três exemplares de uma mesma revista.
A minha "aparição" na internet deu-se porquê na conclusão do meu MBA, em uma das matérias chamada "Projeto de Negócios", sugeri que poderia criar um negócio, ligado a um hoby ou passatempo, e que este seria lucrativo e que poderia gerar outros negócios paralelos.
Tivemos uma reunião do grupo para definir em que setor montaríamos o plano. Imagine um grupo formado por 3 engenheiros, um administrador de empresas e um contador? O que poderia sair?
Todas as pessoas com quem convivo, sabem da minha paixão pelos quadrinhos, inclusive os amigos do MBA, então acabei tendo que concordar que as revistas em quadrinhos seria um tema interessante, diferente e que apesar de não conhecer com a profundidade desejada, era um tema que me deixava confortável.
Desenhei rapidamente, as ações para implementação do plano e pensei o seguinte: Porque não implementar e depois descrever o plano?
Ofereci como mercadoria inicial, as revistas que sempre tive, como reserva para trocas, ou para fazer caixa quando tenho necessidade de adquirir algum exemplar ou coleção.
Já tinha um usuário no Mercado Livre (RANIERI77) utilizava para comprar revistas, mas nunca para vender.
Peguei uns 400 itens e cadastrei para venda no Mercado Livre no ESHOP Museu dos Gibis.
Criei simultâneamente o Blog Museu dos Gibis.
Idealizei também a empresa classificadora de autenticidade e qualidade de revistas, nos moldes das entidade americanas, e o mais importante, desenvolvi também o plano para a criação do Museu dos Gibis - Espaço físico para eventos, exposições permanentes ligados ao mundo dos quadrinhos (este é o sonho), tem também a editora.
Tenho obtido relativo sucesso, com a venda de revistas, o Blog tem tido acesso em vários países.
A empresa classificadora e o Espaço Museu dos Gibis é o próximo passo e o mais complexo, pois envolve investimentos altos.
Enquanto isto vou aumentando a coleção e adquirindo itens que possam ser negociados, sem prejudicar as minhas coleções.
Minha grande dificuldade hoje é tempo, pois trabalho na SulAmérica Seguros e o meu trabalho está acima do hoby, pois é ele que me permite mante-lo.
Minha esposa, controla hoje a venda dos gibis no Mercado Livre. Só apareço agora nos feriados prolongados para catalogar e cadastrar as novas aquisições. As vezes não tenho tempo, nem para atualizar o Blog.
Ao Jhennifer Moises que me pediu fotos para ilustrar a matéria na Revista Cult, veja se as fotos ajudam.
Outra coisa, só tirei fotos da estante organizada. Tenho até vergonha de mostrar o quarto lotado de caixas de papelão (rsrsrsrsrs).










Aos amigos que acompanham o Blog, vejam as fotos do recebimento de revistas recem adquiridas e a catalogação, e a foto do "carequinha" Ranieri.

Um comentário:

  1. Bem, depois dessa tua declaração de "não sou tão entendedor quanto acho que deveria ser" e de olhar e checar as fotos achei uma série de similaridades entre nós.
    A principal é que eu também não tenho mais onde guardar minhas revistas haha caixa de papelão é o que restou, mas é verdade que não faz justiça aos itens de qualquer coleção.

    Fiquei salivando pra tua coleção e, confesso, que até pelo fato de ser mais novo, não tenho muitos ou sequer edições unicas de alguns itens daí (como o Fantomas). A minha é mais contemporânea e engloba algumas coisas européias e outras bem brasucas, e outras beeem alternativas e pouquissimas conhecidas pela maioria. Em número e bagunça, estamos parelhos ahah.
    (Eu fiquei ansioso pra ver se detectava algumas compilações de Millor e do Jaguar em papel jornal mesmo. Acho que tu deves ter tido mais contato)
    Uma belíssima coleção, a sua. Cuide muito bem dela!

    Adorei teu blog e virei teu fã, cara!!!

    Muito bacana!!!!!

    Abração!

    ResponderExcluir