terça-feira, 2 de novembro de 2010

Revista Sul América e os 115 anos da SulAmérica Seguros!









Estava, pensando em escrever alguma coisa para a respeito das comemorações dos 115 anos da SulAmérica Seguros (empresa onde trabalho há quase 25 anos), mas este é um Blog de Revistas!
Então pensei, porquê não falar da revista Sul América, que também, já quase centenária e ainda em circulação, e que deixou registrado além dos costumes de uma época, também a própria história da SulAmérica, que faz 115 anos em 05 de Dezembro de 2010.
A Revista SulAmérica foi lançada em 1920, para tornar-se um elo de contato entre a empresa e os segurados, e que ficou tão importante em sua época, que acabou tornando-se um órgão autônomo, publicando matérias livres, de divulgação científica, humorismo, curiosidades e qualquer assunto que pudesse interessar ao público em geral.
Em 1945 ela atingiu tiragens de 90.000 exemplares, chegando a ser a revista de maior tiragem no Brasil, e
suas vendas eram por assinatura.
Hoje a revista continua uma jovem de 90 anos. Reformulada, tratando agora mais os assuntos entre a empresa, segurados e corretores.
Ficou moderna mantendo uma versão em papel reciclado , e a edição online, disponível no portal corporativo da empresa.
J. Carlos, famoso desenhista/cartunista foi colaborador da revista na época.
Algumas edições são históricas, como a edição em homenagem a Beatriz Larragoiti Lucas, neta do fundador e que assumiu a direção da empresa em uma época muito conturbada, mas que apesar de todas as dificuldades encontradas, conseguiu supera-las e tornou-se uma das pessoas mais queridas pelos funcionários da empresa. Lembro que quando foi comunicado o seu passamento, encontrei muitos funcionários chorando pelo corredor da empresa, incluindo o próprio aqui. Era uma pessoa muito querida, pela sua simplicidade e a forma como tratava com seus funcionários. Podemos dizer que nos orgulhamos de ter a primeira mulher presidenta antes da Dilma.
O exemplar que apresento aqui, foi guardado com muito carinho! 
 Há também algumas edições comemorativas como o exemplar do primeiro centenário de história da empresa. É belo,é rico, é emocionante de ser ler.
Conta a saga do seu fundador Joaquín Sanchez de Larragoiti até Patrick Larragoiti Lucas (5ª geração, e atual presidente do conselho de administração). Só não conta ainda a saga da 6ª geração que está chegando (não é Gabriel?). Esperamos conta-la no aniversário de 150 anos da empresa e 125 da revista.
Parabéns SulAmérica! Muito me orgulho de ter sido recebido de braços abertos, em uma empresa onde já trabalhava um grande contingente de mulheres e de pessoas especiais (portadoras de deficiências), incluindo este estrábico aqui.
Nela conheci minha esposa (tem uma edição da revista que não consegui encontrar, onde fomos fotografados em uma festa junina). Nasceram meus dois filhos. Onde construi uma vida digna e de bem e onde fiz amigos.
Parabéns e que o sucesso de 115 anos, se perpetue, proporcionando garantias, segurança, confiança para todos seus clientes, funcionários, parceiros e acionistas.

2 comentários:

  1. Texto muito bem escrito, Ranieri.
    Parabéns pelo trabalho!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. VENDO EDIÇÕES DA REVISTA SUL AMERICA DAS DECADAS DE 1920/1930/1940
    CONTATO COM
    fabio.777@bol.com.br

    ResponderExcluir