domingo, 26 de dezembro de 2010

Plágio nos Quadrinhos! Do personagem Escorpião ao Tex!

É comum na infância copiarmos desenhos de revistas em quadrinhos! Até hoje tenho centenas de desenhos de personagens, feitos "calcados" em revistas de quadrinhos das décadas de 70 e 80.
Agora copiar e publicar, é outra história. Lendo o Blog do Tex me deparei com o artigo publicado que falava a respeito do plágio cometido pelo desenhista Wilson Fernandes na revista Histórias do Oeste em quadrinhos vol. 01 e 02.
Fui procurar no meu acervo e encontrei o volume 01. Não me lembrava de ter lido a revista, mas assim que abri a primeira página, ficou nítido, que os quadros são oriundos da revista Tex, e o mais interessante, é que o plágio copia nitidamente o F. Fusco (desenhista do Tex).
Fui pesquisar mais a fundo o tema e olha só que interessante, o Wilson Fernandes se baseou no episódio Caçada Humana, publicados na revista Tex nº 68 (Ed. Vecchi) e Tex Coleção 235 (Mithos Editora).
Mais interessante ainda é saber que o desenhista Wilson Fernandes, também esteve envolvido no plágio do Fantasma na revista Escorpião da editora Taika (a revista durou 10 números), e a partir do número 4  a revista foi reformulada (incluindo o personagem) para que a editora não fosse processada.
O fato já é bastante conhecido dos colecionadores, mas como na minha mais nova aquisição de revistas, identifiquei um exemplar da revista, resolvi fazer está postagem. Vejam as fotos do exemplar número 01 e comparem com seus exemplares de Tex.
Outra coisa estes dois exemplares, no futuro, vão fazer parte das raridades dos quadrinhos (infelizmente)!


























Um comentário:

  1. Incrível!
    Isto foi de matar!
    E nem precisamos recorrer à épocas nem tão distantes assim pra perceber o quanto esta prática é comum.
    O mercado japonês de mangás e desenhos animados, por exemplo, é um exemplo descarado disto.
    Isto pra não falar da indústria automotiva chinesa...ave...!

    ResponderExcluir