domingo, 27 de fevereiro de 2011

Revista Animal, feio, forte e formal!

Tenho uma atenção especial pelos quadrinhos europeus, principalmente os de temática adulta.
Este fim de semana, separando exemplares para venda no Mercado Livre, me deparei com a coleção da Revista Animal da editora VHD Diffusion.
A revista chegou as bancas de jornais em 1988 e durou 22 edições, sendo que a última foi lançada em Novembro de 1991.
Era um destaque nas prateleiras das bancas de jornais, principalmente pelo seu formato um pouco maior que as revistas da época  (21 X 28 cm) e acabamento primoroso.
A revista fez um relativo sucesso, que acabou gerando mais duas versões de personagens que eram publicados na revista normal.
Foram publicadas a Coleção Animal que durou apenas dois números (publicou Triton de Daniel Torres no número 01 e Ranxerox em New York de Tamburini e Liberatore no número dois).
A outra versão durou oito edições e era intitulada  Grandes Aventuras Animal. A última edição (de número 08 em Novembro de 1991), fazia uma chamada para a edição de nº 23, que nunca chegou as bancas de jornais. Se alguém conseguiu este exemplar tem uma raridade em mãos.
Por suas páginas além  de Tamburini e Liberatore (Ranxerox), tivemos Antônio Segura e Jordi Bernet (O Kraken), José Ortiz, Milo Manara, Magnus, Daniel Torres, Jaime Hernandez e tantos outros das escolas européias.
Também tivemos autores brasileiros, sendo para mim o destaque nacional o número 08 da Grandes Aventuras Animal, que publicou a história O Vira Lata de Paulo Garfunkel e Libero Malavoglia. Uma bela história que mostra que também somos bons de texto e desenhos.
Tinha também uma coluna chamada Tam Tam que comentava os lançamentos de revistas em quadrinhos na época. Imperdível!
Caso tenham oportunidade adquiram as revistas, pois ainda são encontradas com grande facilidade em sebos e sites de compra e venda de revistas em quadrinhos.
Vão gostar tanto quanto eu, que acabou com duas coleções iguais e mais alguns números avulsos.



























4 comentários:

  1. Uma das coisas mais legais que me aconteceram foi a de ter conhecido essa revista! Aliás HQs sempre me encantaram: Disney, Satanesio, Kelvin e Haroldo, Fantasma, Asterix, O Chacal, Heavy Metal, Playcolt, Cripta... Mas com ANINAL foi mais ou menos uma sensação de estar assistindo A LARANJA MECANICA na decada de 70 com 18 anos (coisa que nao tinha na epoca: só quem passou por isso sabe do que estou falando) Os temas, alguns desenhistas... Demais! Mas confesso que apesar de tantas histórias fascinantes que li até hoje a que eu realmente gostaria de obter a coleção completa é: LOCAS do Jaime Hernandez

    ResponderExcluir
  2. queria comprar algumas revistas antigas sabe o endereço de alguma loja ou museu dos gibis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://eshops.mercadolivre.com.br/museudosgibis/
      Aqui atende a Rita (email: museudosgibis@ymail.com) http://eshops.mercadolivre.com.br/museudosgibistijuca/
      Aqui atende a Jacquline (email: museudosgibis@gmail.com

      Excluir
  3. Série completa aqui baratinho:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-985297802-animal-vhd-diffusion-completo-feio-forte-e-formal-_JM

    ResponderExcluir