sábado, 19 de março de 2011

Gibi de Ouro - Os Clássicos dos Quadrinhos!

Hoje foi dia de feira na praça 15. Tinha combinado com meu amigo Sebastião pegar algumas revistas que havíamos negociado, pois tinha um segundo compromisso de ir a praia com minha esposa e filhos.
Sebastião comentou que tinha alguns exemplares em excelente estado de conservação do Gibi de Ouro e perguntou se me interessava, e como sempre digo que sim.
Era verdade, os exemplares são novinhos, tanto que já substitui na meu acervo. O mais incrível é que até o material promocional da época do lançamento, os exemplares do Sebastião têm.
Para quem não sabe o Gibi de Ouro foi a tentativa que a Rio Gráfica fez em 1985 de reeditar suas principais revistas da década de 50 e 60. A editora já havia conseguido relativo sucesso com a reedição do exemplar do Fantasma nº 01. Nestas novas edições foram lançados as  reedições do Fantasma nº 02 de 1953, Buffalo Bill nº 01 de 1954, Mandrake nº 01 de 1953, Ferdinando nº 01 de 1961, Nick Holmes nº 01 de 1956 e Cavaleiro Negro nº 01 de 1956.
As revistas eram cópias fieis dos originais lançados na época, exceto por três detalhes. Um que havia uma segunda capa e só após a original , dois que havia uma propaganda na quarta capa da Revell (modelos em escala de montar), e que não existia na edição original (há vendedores em sites de compra e venda, que arracam a primeira capa e vendem estes exemplares como se fossem os originais) e terceiro que no centro da revista vinha encartado um dôssie sobre o personagem, seus desenhistas e criadores. Informações sobre a publicação do personagem no Brasil e quantidade de edições que durou cada revista.
Nestes encartes vieram informações importantes para os colecionadores, tipo:
1 - Os números mais valorizados do Fantasma eram do 01 ao 30;
2 - O último número do Fantasma em formato americano foi o n° 233, após  foi editado em formatinho;
3 - Os exemplares mais raros e valiosos do Buffalo Bill são os 01 a 17 desenhadas pelo norte americano Fred Meagher;
4 - Mandrake mudou para o formatinho a partir do número 232 (formato americano até o 231);
5 - Os 100 primeiros exemplares do Mandrake, são mais difíceis de se encontrar, pois muitos os colecionadores encerraram suas coleções neste número;
6 - A revista Ferdinando da RGE durou 32 números (entre 1961 e 1968).  Em 1975 houve uma segunda tentativa de relançar a revista, mas durou apenas 6 edições (em formatinho);
7 - A revista Nick Holmes durou 52 edições (última em Outubro de 1968); Os números mais valorizados são os desenhados por Alex Raymond (a maioria da edições eram desenhadas pelo John Prentice);
8 - A revista do Cavaleiro Negro durou 245 edições!
Além destas informações há detalhes importantíssimos sobre a saga editorial de cada revista. Detalhes imperdíveis para colecionadores, sem falar na oportunidade de ter um exemplar idêntico ao original.
Curtam as capas destes exemplares de Ouro!














Nenhum comentário:

Postar um comentário