domingo, 13 de novembro de 2011

Casey Ruggles de Warren Tufts! Um faroeste que você nunca leu!

Conheci Casey Ruggles em um artigo publicado pelo Luiz Antônio Sampaio na revista Calafrio nº 35.
A partir daí comecei uma verdadeira maratona para conseguir adquirir a obra.
Mas vamos a história do autor e personagem:
Warren Tufts o genial criador da série para a United Feature Syndicate em 1949, tinha um estilo que mesclava Alex Raymond (Flash Gordon) e Harold Foster (Príncipe Valente).
As aventuras de Casey Ruggles passavam-se na época da corrida do ouro na Califórnia. Os desenhos de tão belos, colecionou uma legião de fãs. O sucesso da série acabou levando a desentendimentos entre o autor e a United Feature. Segundo entrevistas concedidas pelo Warren Tufts antes de seu desaparecimento em um acidente aéreo, estes ocorreram porquê havia uma proposta de criar uma série de televisão com o personagem e a distribuidora não concordou, o que levou o autor a abandonar a série por volta de 1954. A série foi entregue a um outro desenhista, mas a qualidade caiu tanto que a série foi cancelada em Outubro de 1955.
Após abandonar a série Warren Tufts criou sua própria distribuidora e lançou Lance, outro genial personagem, e que tratava em suas aventuras das guerras indígenas. Na verdade Lance foi o sucessor de Casey Ruggles, tanto pelo primor dos desenhos, como pelo perfeccionismo do autor em cada quadro publicado do personagem.
Nas entrevistas concebidas pelo Warren, ele reconhecia que constantemente tinha problemas com o cumprimento de prazos devido ao seu perfeccionismo aplicados a sua obra. Daí recorrer a assistentes da qualidade de Al Plastino (Superman) e Alex Toth (Space Ghost ou Fantasma do Espaço).
Warren Tufts teve trabalhos publicados no Brasil, como desenhos do Zorro da Disney e a Pantera Cor de Rosa (acreditem se quiser), mas nunca as geniais obras Casey Ruggles e Lance!
Os personagens foram publicados na Itália (família Bonelli - Tex foi responsável pela publicação na década de 50), Austrália e França e em Portugal onde a Revista Mundo de Aventuras publicou Lance!
Até que algum editor aventureiro que prime pela qualidade de uma obra publique as histórias no Brasil, curtam as capas dos 5 (cinco) álbuns franceses publicados entre 1978 e 1979 ,onde consegui apreciar a obra ímpar!





Um comentário:

  1. Em Portugal e em Espanha estão já publicados os 3 primeros de 4 volumes com a integral de "Lance". Em 2012, o editor, Manuel Caldas, publicará o último volume e iniciará "Casey Ruggles"
    www.manuelcaldas.com

    ResponderExcluir