sábado, 12 de janeiro de 2019

Fantasma de Prata 1943 e Hélio Guimarães Cardoni seu criador!

Dia de arrumação sempre aparece uma novidade!
Hoje foi dia do Fantasma de Prata e seu criador Hélio Guimarães Cardoni.
Criador do Fantasma de Prata. Publicado na revista Guri nº 68 de 15 de Março de 1943
"Hélio Guimarães Cardone nasceu no Rio de Janeiro, no dia 12 de junho de 1924, em Vila Isabel. Iniciou sua vida profissional em 1940, como desenhista de histórias em quadrinhos, ganhando um concurso instituído pelo Suplemento Juvenil. Ali ilustrou “Glórias vivas do Brasil” e fatos de nossa história e dos povos das Américas, com muitos textos de sua autoria.
Foi colaborador de “O Malho”, “Ilustração brasileira” e “O Tico-Tico”, ilustrando textos dos colaboradores da Academia Brasileira de Letras; Ilustrou livros infantis para Lúcia Benedetti; Publicitário, foi diretor e fundador da Herald Propaganda e free-lance, respondendo pelas promoções da Grapette, Crush, Coca-Cola, Destilaria Continental e outras Agencias (layout e arte final).
Representou o Brasil em 1947 no México, no “Encontro de aproximação dos povos” instituído pela Pan American em todo o mundo. Foi Membro Honorário da Sociedade Literária do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Projetista de arquitetura, urbanismo, hidráulica de saneamento, do Serviço de Estudos e Projetos do Rio de Janeiro (1940-1965).
Foi Coordenador do Plano Diretor do Rio de Janeiro, de autoria do arquiteto Sérgio Bernardes (1965).
Suas habilidades para as artes plásticas foram desde a pintura a óleo, cerâmica, porcelana, guache, bico-de-pena, aquarela, nanquim. Mas se tornou mais conhecido em Rio Branco (Acre), quando foi o responsável em 1972, pela primeira decoração natalina (e depois a decoração carnavalesca da cidade de Rio Branco). Foi nesse período autor de raras exposições e de mostras de realização do governo. Teve também incursões no campo da heráldica, tendo criado o visual das insígnias da Ordem da Estrela do Acre, além do que foi também professor da cadeira de Publicidade no Centro de Treinamento de Recursos Humanos do Estado.
Hélio Cardone, foi casado com a Dra. Eliza Travassos (Médica). Foi para Rio Branco em 1971, quando instalou seu primeiro atelier na Rua Seis de Agosto.
É o autor da famosa “História do Acre em Quadrinhos” publicada em 1985.
O Hélio foi membro da academia Acreana de letras.

Fonte: Texto extraído do rito da posse do Acadêmico Dalmir Rodrigues Ferreira (Academia de Letras Acreana em 2004).

A seguir a história publicada!
























Um comentário: